A Finlândia anuncia no próximo dia 12 de maio a decisão de se candidatar a Estado-membro da NATO. A informação foi avançada este domingo pelo jornal finlandês Iltalehti, que cita “fontes de política externa e de segurança”.

Esta decisão irá acontecer na próxima semana em dois momentos. Na manhã do dia 12, o Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, — responsável pela política externa e de segurança do país, juntamente com o governo — irá anunciar que aprova a candidatura à NATO.

Este anúncio será feito antes de um encontro entre os grupos parlamentares, uma vez que o Presidente quer que todos os grupos tenham conhecimento da sua posição antes da reunião.

O objetivo deste procedimento é que os diferentes partidos posam dar a sua aprovação da candidatura da Finlândia à NATO simultaneamente sob a liderança do Presidente da República”, lê-se no Iltalehti, acrescentando que a primeira-ministra, Sanna Marin, também irá anunciar a sua aprovação à candidatura.

Após os anúncios do Presidente e do Parlamento, a decisão será confirmada por “ministros-chave” do governo finlandês e pelo Presidente.

Há várias semanas que a Finlândia, país que partilha 1.300 quilómetros de fronteira com a Rússia, e a Suécia falam numa possível adesão à Aliança Atlântica na sequência da invasão russa da Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Finlândia atinge “ponto de não retorno” na adesão à NATO

Moscovo já ameaçou enviar armas nucleares e mísseis hipersónicos para o exclave de Kaliningrado, caso os dois países decidam juntar-se à NATO, refere a Reuters. Na semana passada secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, reiterou que a Suécia e Finlândia serão “recebidas de braços abertos” se optarem pela adesão.

Suécia e Finlândia serão recebidas de braços abertos na NATO