O chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov, disse nesta segunda-feira que a empresa paramilitar privada russa Wagner está presente no Mali e na Líbia por “razões de natureza comercial”.

Em entrevista à televisão italiana Mediaset, Lavrov reiterou a posição de Moscovo de que a Wagner “não tem nenhuma ligação ao Estado russo”.

Acusada de ser próxima do Presidente Vladimir Putin, a empresa Wagner é acusada de empregar mercenários que cometeram abusos no Mali, Líbia e Síria.

Segundo Lavrov, Moscovo deu explicações à França sobre esta questão quando o Governo francês “ficou perturbado porque a Wagner assinou um acordo com o Governo do Mali para a prestação de serviços de segurança”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O meu caro colega Jean-Yves Le Drian [homólogo francês], assim como [o chefe da diplomacia europeia] Josep Borrell, em setembro de 2021, disseram-me diretamente que a Rússia não tinha nada a fazer na África, nem por meios estatais, nem por meios privados, porque África é uma área [de interesse] da UE e da França”, disse Lavrov.

“Também explicámos” que na Líbia “esta empresa militar privada foi convidada pelas autoridades para Tobruk, onde está localizado o parlamento”, acrescentou.

“Eles estão lá numa base comercial, e o mesmo se passa no Mali”, assegurou o chefe da diplomacia russa.

O governo de Bamaco, resultante de um golpe de Estado bem-sucedido de uma junta militar, evoca por sua vez a presença no seu território de simples conselheiros russos.

Entre “10 mil a 20 mil” mercenários da empresa paramilitar russa Wagner ou combatentes sírios e líbios estão atualmente a lutar ao lado das forças russas na Ucrânia, segundo uma autoridade europeia.

A Rússia invadiu, na madrugada de 24 de fevereiro, a Ucrânia e em resultado dessa operação já morreram mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.