O público presente esta quarta-feira no auditório do Instituto George W. Bush, em Dallas, não conteve os risos quando o antigo Presidente dos Estados Unidos, na altura em palco a condenar o regime de Vladimir Putin — “As eleições são manipuladas (…) e o resultado é um sistema desequilibrado e descontrolado” — se enganou e trocou a Ucrânia pelo Iraque.

“A decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal ao Iraque”, começou por dizer Bush, para imediatamente se dar conta da gafe. “Quero dizer, à Ucrânia”, corrigiu, de olhos semicerrados, para depois continuar: “O Iraque também… De qualquer forma, são 75”, rematou, numa referência à sua idade — e foi aí que a plateia se sentiu legitimada a rir.

Foi George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, quem em 2003 ordenou a invasão do Iraque, sob o pretexto de que o país, liderado por Saddam Hussein, estaria na posse de armas de destruição maciça — que nunca foram encontradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este reconhecimento, ainda de que de forma discreta e quase en passant, de que a invasão sancionada por si e que deu origem a um conflito que só terminou em dezembro de 2011, provocando quase 300 mil mortos, poderá ter sido um erro não foi encarado com tanta leveza fora do auditório.

“Não me estou a rir, e suponho que as famílias dos milhares de soldados americanas e das centenas de milhares de iraquianos que morreram nessa guerra também não”, disse o pivô Mehdi Hasan, da MSNBC, esta quarta-feira à noite.

Nas redes sociais, o deslize também não passou despercebido. “Senhor, não era suposto ter admitido isso”, lê-se num dos memes mais partilhados nas últimas horas no Twitter.