Uma mãe operária em Guimarães a ganhar o salário mínimo vai ser obrigada a pagar uma pensão de alimentos de 60 euros mensais à filha de 21 anos, que saiu de casa por não querer viver num ambiente de pobreza.

A história é contada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias. Em 2017, a jovem saiu de casa queixando-se da falta de condições financeiras, incluindo o facto de chegar a haver meses em que não havia dinheiro para comprar comida. Depois de uma passagem por casa da irmã, instalou-se na casa da madrinha, que a ajuda financeiramente.

A jovem recebe ainda a pensão de sobrevivência do pai, que morreu em 2015. Mas, além disto, exigiu em tribunal que a mãe fosse obrigada a pagar-lhe uma pensão de alimentos de 200 euros. O Tribunal de Guimarães decidiu a seu favor, mas estabeleceu o valor de 90 euros.

Perante o recurso da mãe, que argumentou que a filha ofendeu a sua dignidade pessoal e a desrespeitou, o valor mensal desceu para 60 euros. Agora, segundo o Jornal de Notícias, terá de pagar essa quantia até a filha fazer 25 anos ou acabar o curso de técnica auxiliar médica que está a tirar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR