Aproximadamente 24 horas depois do tiroteio na escola primária no Texas em que morreram pelo menos 19 crianças e duas professoras, começam a surgir mais detalhes sobre como é que Salvador Ramos, de 18 anos, agiu antes de levar a cabo o massacre. De acordo com o governador do Texas, Greg Abbott, o jovem relatou todos os seus planos em três publicações diferentes na rede social Facebook. Tudo aconteceu em cerca de meia hora.

Em conferência de imprensa, Abbott revelou que Salvador Ramos disparou contra a avó na cara. Esta, apesar de ferida com gravidade, contactou a polícia para informar as autoridades do sucedido e também para avisar que o neto havia fugido.

O jovem de 18 anos deslocou-se então para a escola primária de Uvalde, onde passou o corredor e entrou numa sala que tinha ligação a outra. Salvador Ramos disparou contra as crianças, ao mesmo tempo que a polícia o cercava.

Ouça aqui o episódio do podcast “A História do Dia” sobre o acesso às armas nos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um maior controlo das armas poderia impedir mais massacres nos EUA?

Tal como explicou o governador, o jovem manteve-se sempre ativo nas redes sociais. Na sua conta pessoal do Facebook, Salvador Ramos escreveu, 30 minutos antes de disparar contra a avó, que “ia matar a avó”. Mais tarde, nova mensagem a confirmar a intenção inicial: “disparei contra a minha avó”. Antes de se deslocar para a escola, teve tempo para anunciar que ia “realizar um massacre numa escola primária”.

Com base nas informações recolhidas até ao momento, Greg Abbott disse que Salvador Ramos “não tinha cadastro”, nem qualquer “doença mental”. No entanto, explicou que a polícia está a investigar se o jovem esteve ou não num centro de detenção juvenil.

Salvador Ramos vivia na região onde ocorreu o tiroteio e foi morto pelas autoridades na troca de tiros. “O suspeito atuou sozinho neste crime hediondo”, afirmou um dos polícias em declaração à imprensa no local. Todos os mortos e feridos estavam na mesma sala de aula, já que o atirador se barricou. Foi preciso, contudo, que os polícias partissem várias janelas para conseguir retirar alunos e funcionários. As informações avançadas pelo governador indicam que há, neste momento, 17 feridos — sendo que nenhum corre risco de vida.

O governador texano explicou igualmente que o atirador era um jovem que havia abandonado a escola, tendo antes estudado numa secundária local. Trabalhava, neste momento, um restaurante fast food.

Na altura do massacre, tinha uma espingarda com a qual matou as 19 crianças e as duas professoras. Foi logo após ter completado 18 anos, em março, que adquiriu duas espingardas semi-automáticas. Uma das quais ficou pelo caminho após Salvador Ramos ter sofrido um acidente enquanto se dirigia para a escola primária.

Esta quarta-feira, em declarações à ABC News, o avô de Salvador Ramos disse que a família desconhecia que o neto – que descreveu como um adolescente tranquilo que passava a maior parte do tempo sozinho no quarto – tinha comprado armas. “Desconhecia que ele tinha armas. Se soubesse, tinha-o denunciado”, garantiu Rolando Reyes. O avô de Salvador tem cadastro e, como tal, não podia ter armamento em casa.

Dave Cullen: “Quando alguém chega ao ponto de comprar armas, as hipóteses de vir mesmo a fazer um ataque são dramaticamente mais elevadas”