As forças russas já assumiram o controlo de Mariupol após dois meses de resistência ucraniana. No momento em que a cidade portuária começa a retornar à normalidade possível — apesar de os habitantes ainda não terem acesso a água potável nem eletricidade —, a Rússia enviou para o local três “complexos móveis de informação”, isto é, carrinhas equipadas com ecrãs que passam ininterruptamente programas da televisão e propaganda russa.

Segundo o Guardian, o ministério das Emergências russo justificou a iniciativa pelo facto de as pessoas em Mariupol terem estado num “vácuo informativo durante três meses” por causa da “falta de eletricidade”. As carrinhas são enviadas para locais onde os habitantes da cidade se concentram, ou seja, onde podem receber ajuda humanitária, água potável e onde podem requerer documentos russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos complexos de informação é fixo, enquanto os outros dois movimentam-se “por diferentes partes de Mariupol”, indicou o ministério das Emergências da Rússia, que também informou que há carrinhas destas em Volnovakha e Krasnolimansky, que “mostram informações aos residentes, cartoons e contos de fadas às crianças”. 

Ao que a Newsweek teve acesso, alguns excertos destes programas na carrinha aconselham a população a não tocar em helicópteros de combate russos e outro mostra mais detalhes sobre os departamentos de polícia em Mariupol.

Os dirigentes ucranianos condenaram e reagiram com estupefação à iniciativa russa. Por exemplo, Petro Andryushchenko, conselheiro do autarca de Mariupol, disse, segundo o jornal britânico, que “a prática de ‘não há nada para comer, então alimentem-nos com mentiras’ está a ganhar popularidade”: “É o cinismo no seu expoente máximo”.