Os vencedores da Eurovisão deste ano, a banda Kalush Orchestra, venderam o troféu conquistado num leilão que se realizou este domingo. Os 900 mil dólares, cerca de 837 mil euros, angariados serão entregues ao exército da Ucrânia para a compra do sistema de drones PD-2, que têm sido importantes para a resistência de Kiev contra as forças russas.

O microfone de vidro foi leiloado no Facebook, numa cerimónia em direto conduzida pelo apresentador de televisão ucraniano Serhiy Prytula. Foram permitidas licitações tanto em criptomoedas como em moedas tradicionais.

A oferta vencedora para ficar com o troféu foi da Whitebit, uma exchange de criptomoedas, avança o jornal The Guardian. O chapéu cor-de-rosa utilizado pelo vocalista da banda, Oleh Psiuk, durante as atuações da Eurovisão também foi leiloado por 370 mil dólares (cerca de 344 mil euros). O novo dono do acessório permanece anónimo, mas sabe-se que está na República Checa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais de 31 mil pessoas de 56 países diferentes participaram no leilão, o primeiro da história da Eurovisão em que o microfone de vidro foi vendido. Em reação ao dinheiro arrecadado, a banda agradeceu no Facebook: “Agradecemos a cada um de vocês que doou para este leilão e um agradecimento especial à equipa Whitebit que comprou o troféu por 900 mil dólares e que agora é a proprietária legítima.”

A venda do troféu coincidiu com a presença da Kalush Orchestra em Berlim para um concerto de solidariedade para angariar fundos para comprar material médico para a Ucrânia.

A banda ucraniana sagrou-se vencedora do 66.º Festival Eurovisão da Canção, no dia 15 de maio, com “Stefania”, uma canção que é vista como um hino contra a guerra e uma homenagem ao país. Logo após a vitória, a Kalush Orchestra revelou os planos para leiloar o troféu. “Planeamos leiloar a nossa estatueta e doar todo o dinheiro para um fundo de caridade que ajuda as Forças Armadas e a Ucrânia”, disse na altura o vocalista.

Vencedores da Eurovisão leiloam estatueta para angariar fundos para exército ucraniano