Arrancaram esta quinta-feira as cerimónias do Jubileu de Platina de Isabel II e vários políticos e celebridades enviaram mensagens de reconhecimento do trabalho da soberana durante os seus 70 anos de reinado.
Bandeiras, chapéus e sorrisos: as imagens da festa do Jubileu nas ruas de Londres
Do outro lado do Atlântico, o Presidente dos Estados Unidos (EUA) sublinhou a “devoção altruísta” da monarca, assim como o seu “serviço ao povo do Reino Unido e da Commonwealth [organização que congrega Estados e territórios que integraram no passado o império colonial britânico]”. Aproveitou igualmente a “histórica e memorável ocasião” para assinalar a relação que está mais “forte e próxima do que nunca” entre ambos os países.
Ao seu lado, a primeira-dama norte-americana, Jill Biden, falou da “alegria” que as visitas de Isabel II aos EUA proporcionaram à nação.
Jill and I wish Your Majesty a joyful Platinum Jubilee celebration. On behalf of the United States, congratulations to Queen Elizabeth II on an unprecedented 70 years of service to the UK and Commonwealth and thank you for your friendship to the American people. pic.twitter.com/mwaZSYBuhZ
— President Biden (@POTUS) June 2, 2022
Por seu turno, o Presidente francês vincou: “Vossa Majestade é o fio de ouro que une os nossos dois países, a prova da amizade infalível entre as nossas nações. Tem sido uma presença constante e uma fonte de sabedoria para os líderes dos dois países“. Recordou o seu apoio na construção “da confiança da aliança que trouxe liberdade e prosperidade ao nosso continente”. A França está “agradecida” à rainha pela sua “coragem”.
Madame,
Your Majesty, pic.twitter.com/NIKB7wNTBy— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) June 2, 2022
Quem também felicitou esta efeméride foi o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson que, dirigindo-se à soberana, afirmou que “o país inteiro, a Commonwealth e o mundo” lhe estão gratos “pelo seu trabalho e serviço inabaláveis”. “Vivat Regina Elizabetha! God Save The Queen!”, concluiu.
Congratulations to Her Majesty The Queen on your remarkable Platinum Jubilee.
The whole country, Commonwealth and world thank you for your unwavering duty and service.
Vivat Regina Elizabetha!
God Save The Queen! pic.twitter.com/PJKgnGG89o
— Boris Johnson (@BorisJohnson) June 2, 2022
Outra das felicitações veio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, que enviou uma carta diretamente a Isabel II, segundo confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.
Já Barack Obama publicou uma mensagem em vídeo onde felicita a monarca “constante” e fala da sua “graça” e “generosidade”. “Quando se é Presidente dos Estados Unidos conhece-se muita gente impressionante e tenta-se sempre manter a compostura. Mas isso é mais difícil de fazer quando se está a conhecer Sua Majestade”, disse o antigo Presidente norte-americano.
Today, I’m joining those around the world in celebrating Her Majesty The Queen’s Platinum Jubilee. It is with gratitude for your leadership and the kindness you’ve shown me and my family that I say, may the light of your crown continue to reign supreme. pic.twitter.com/FGTebG1plm
— Barack Obama (@BarackObama) June 2, 2022
O antigo jogador de futebol britânico, David Beckham, caraterizou o reinado da Rainha como “notável”, escrevendo no Instagram: “70 anos de serviço e liderança inspiradora do nosso país“.
De uma lenda para outra: “Congrats ma’am”. O icónico Paul McCartney, que cantou Her Majesty’s a very nice girl no final do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, recorreu ao Twitter para felicitar Isabel II.
70 beautiful years of Queen Elizabeth the second. Congrats ma’ am! And thanks – Paul
???? Paul and the Queen at the royal opening of the Liverpool Institute for Performing Arts, 1996.#PlatinumJubilee #QueenElizabethII pic.twitter.com/v8ct8tCbYz
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) June 2, 2022