Arrancaram esta quinta-feira as cerimónias do Jubileu de Platina de Isabel II e vários políticos e celebridades enviaram mensagens de reconhecimento do trabalho da soberana durante os seus 70 anos de reinado.

Bandeiras, chapéus e sorrisos: as imagens da festa do Jubileu nas ruas de Londres

Do outro lado do Atlântico, o Presidente dos Estados Unidos (EUA) sublinhou a “devoção altruísta” da monarca, assim como o seu “serviço ao povo do Reino Unido e da Commonwealth [organização que congrega Estados e territórios que integraram no passado o império colonial britânico]”. Aproveitou igualmente a “histórica e memorável ocasião” para assinalar a relação que está mais “forte e próxima do que nunca” entre ambos os países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao seu lado, a primeira-dama norte-americana, Jill Biden, falou da “alegria” que as visitas de Isabel II aos EUA proporcionaram à nação.

Por seu turno, o Presidente francês vincou: “Vossa Majestade é o fio de ouro que une os nossos dois países, a prova da amizade infalível entre as nossas nações. Tem sido uma presença constante e uma fonte de sabedoria para os líderes dos dois países“. Recordou o seu apoio na construção “da confiança da aliança que trouxe liberdade e prosperidade ao nosso continente”. A França está “agradecida” à rainha pela sua “coragem”.

Quem também felicitou esta efeméride foi o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson que, dirigindo-se à soberana, afirmou que “o país inteiro, a Commonwealth e o mundo” lhe estão gratos “pelo seu trabalho e serviço inabaláveis”. “Vivat Regina Elizabetha! God Save The Queen!”, concluiu.

Outra das felicitações veio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, que enviou uma carta diretamente a Isabel II, segundo confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.

Já Barack Obama publicou uma mensagem em vídeo onde felicita a monarca “constante” e fala da sua “graça” e “generosidade”. “Quando se é Presidente dos Estados Unidos conhece-se muita gente impressionante e tenta-se sempre manter a compostura. Mas isso é mais difícil de fazer quando se está a conhecer Sua Majestade”, disse o antigo Presidente norte-americano.

O antigo jogador de futebol britânico, David Beckham, caraterizou o reinado da Rainha como “notável”, escrevendo no Instagram: “70 anos de serviço e liderança inspiradora do nosso país“.

De uma lenda para outra: “Congrats ma’am”. O icónico Paul McCartney, que cantou Her Majesty’s a very nice girl no final do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, recorreu ao Twitter para felicitar Isabel II.