Um boletim noticioso da rádio russa  Kommersant FM foi interrompido, esta quarta-feira, e passou o hino ucraniano e músicas anti-guerra, durante um ataque de hackers ao órgão noticioso russo, conta o Washington Post.

O repórter da BBC, Francis Scarr, deu o alerta no Twitter: “Estação de rádio russa Kommersant FM foi hackeada e está a gora a  passar musicas ucranianas e anti-guerra”. Os ouvintes terão começado a ouvir, de repente, “Oh, the Red Viburnum in the Meadow”, uma música patriótica ucraniana além do hino nacional do país invadido pela Rússia.

O ataque foi confirmado pelo diretor da rádio, Alexei Vorobyov, à agência russa Tass, revelando que os especialistas em cibersegurança estão a analisar a origem do mesmo. A estação pertence ao bilionário Alisher Usmanov um dos alvos das sanções do Ocidente devido à guerra – segundo o Guardian, Usmanov aguarda uma decisão da justiça para o levantamento das mesmas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Várias instituições e órgãos de comunicação social estatais russos têm sido alvos de ataques online, naquilo que o próprio governo russo rotulou de onda de ataque “sem precedente”, cita o jornal norte-americano.

Há uma guerra de hackers no Telegram. Recrutam “espiões” e vazam informação da Rússia e da Ucrânia

Também não é a primeira vez que um meio de comunicação estatal russo é usado para passar mensagens anti-guerra em direto. Logo no mês de março, poucos dias depois do início da invasão, a jornalista, Marina Ovsyannikova interrompeu um serviço noticioso no Canal 1 ao aparecer com um cartaz de protesto contra o conflito.