Denominada Radar RD6, esta pick-up eléctrica pertence à Geely, envergando o emblema da Radar Auto, a mais recente marca da holding chinesa que é também proprietária da Volvo, da Polestar, de 50% da Smart, entre outras, sendo igualmente o maior accionista da Mercedes. A Radar Auto é uma marca que visa conceber modelos para circular mais à vontade pelo campo e através de estradas, não necessariamente asfaltadas nem em bom estado. Daí que a Geely aponte maioritariamente para a produção de pick-ups, SUV e quads.

Apesar de se tratar de uma pick-up, a estrutura que serve de base à RD6 é a mesma plataforma SEA (de Sustainable Experience Architecture) da Geely, que servirá para gerar os Volvo, Polestar e Smart eléctricos. A RD6 será proposta com tracção atrás e, em alternativa, às quatro rodas, o que deixa antever versões com um ou dois motores, com potências que poderão ter entre 200 cv e 400 cv.

4 fotos

A RD6 estará de momento reservada apenas para a China, onde as pick-ups têm um potencial de vendas ainda muito reduzido. Isto explica-se, em parte, pelo facto de algumas cidades locais proibirem a sua utilização ou impedirem o acesso deste tipo de veículos a determinadas zonas. Ainda assim, e apesar de não terem ultrapassado os 2% do mercado em 2021, as pick-ups continuam a crescer e, de acordo com os dados de vendas, a um ritmo superior aos do SUV.

A Radar Auto não divulgou elementos técnicos sobre a RD6, mas as imagens revelam a existência de uma caixa de carga generosa e equipada com tomadas eléctricas, destinadas a transformar a pick-up no companheiro ideal para acampar, caçar ou qualquer outra actividade em que seja necessário energia, seja durante o dia ou a noite. À frente existe uma frunk capaz de alojar uma série de objectos e volumes mais pequenos. E é de aguardar mais acessórios, uma vez que a Radar Auto já registou a submarca Radar Weekends, vocacionada para actividades ao ar livre. A NaturalHike é outra submarca virada para o campismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR