O Presidente ucraniano descreveu o discurso da primeira-dama perante o Congresso dos Estados Unidos como uma honra para a Ucrânia. De visita a Washington, Olena Zelenska falou esta quarta-feira perante os  legisladores norte-americanos numa intervenção em nome das famílias ucranianas que Zelensky descreveu como “prática” e “sincera”,

Foi a primeira vez na História que a primeira-dama fez tal discurso ao Congresso, e certamente é uma honra para a Ucrânia, para todo o nosso povo”, afirmou.

No habitual discurso, Zelensky mostrou-se esperançoso de que o pedido de mais armas feito pela esposa seja ouvido e que em breve tenham resposta dos parceiros internacionais.

Primeira-dama da Ucrânia pede no Congresso dos EUA mais armas para enfrentar ofensiva russa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder ucraniano deixou um elogio à eficácia dos sistemas de artilharia de precisão que a Ucrânia já recebeu, nomeadamente os HIMARS, cujo nome, à semelhança dos Javelin ou NLAW, se tornou “quase nativo” da população ucraniana.

Após o discurso da primeira-dama, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, já anunciou que mais quatro HIMARS vão ser enviados para a Ucrânia. Também a Lituânia referiu que vai enviar munições e veículos blindados M113 e M577.

Esta quarta-feira foi divulgado que os Estados-membros da União Europeia aprovaram um embargo ao ouro russo. No entanto, Zelensky avisa que a medida “não é suficiente” e que a Rússia deve sentir um preço muito mais alto pela guerra para que seja forçada a procurar a paz.