Conhecida como “corrida até às nuvens” por a linha de meta se situar a grande altitude e, muitas vezes, acima das nuvens, a rampa de Pikes Peak, disputada nos EUA, cumpriu este ano a sua 100.ª edição. Muito perigosa, por estar rodeada de grandes precipícios, muito extensa, por 19,99 km separarem a partida da linha de meta e extremamente complexa, uma vez que os pilotos são obrigados a decorar 156 curvas e a enfrentar muitas vezes tempo seco na base e chuva e gelo no topo, esta competição é um desafio para pilotos e máquinas. Este ano assistiu, entre outros motivos de interesse, a uma luta entre dois construtores irmãos. E a Lamborghini venceu.
A Pikes Peak Hill Climb, em que os pilotos recebem a bandeirada de partida a 2862 metros de altitude, para a bandeira de xadrez esperar por eles 4302 metros acima do nível do mar, é dividida em várias classes, sendo uma das mais disputadas a que agrupa os veículos de série. Entre estes, na categoria dos SUV, era o Bentley Bentayga a deter o recorde. Mas o título do SUV mais rápido rampa acima mudou de mãos, uma vez que a Lamborghini, marca “irmã” da Bentley no Grupo Volkswagen, estabeleceu novo recorde com o Urus.
Numa fase em que prepara a apresentação do restyling do seu SUV, ocasião em que aproveitará para introduzir igualmente uma versão mais desportiva e potente, bem como outra híbrida plug-in, mais amiga do ambiente e da carteira, a Lamborghini decidiu que o recorde na reputada rampa faria maravilhas à imagem do seu único modelo familiar, sobretudo entre os clientes norte-americanos. Mas a tarefa não era fácil, uma vez que o Bentayga fixou a melhor subida em 10.49,902, com o especialista Rhys Millen ao volante, tempo que permaneceu intocável desde 2018.
Num Urus de série, mas já da nova versão, sem que a marca tenha anunciado as especificações técnicas, a Lamborghini registou este ano 10.32,064. Aos comandos estava Simone Faggioli, ele que é um dos pilotos de testes da Pirelli, o que terá facilitado a tarefa, uma vez que o SUV italiano estava equipado com os Pirelli P Zero Trofeo R, um semi-slick indicado para as condições da prova.