A Câmara de Beja vai apresentar uma participação contra desconhecidos no Ministério Público (MP) devido à morte de pelo menos quatro gansos no Parque da Cidade, que se suspeita terem sido envenenados, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
“Vamos avançar com uma queixa contra desconhecidos, assim que tenhamos o relatório da veterinária municipal“, que vai acompanhar essa participação, disse à agência Lusa o presidente do município, Paulo Arsénio.
Segundo o autarca, dos 12 gansos existentes no Parque da Cidade, na terça-feira de manhã, foram encontrados “quatro mortos”, enquanto “dois outros estão em estado muito grave e um está em estado grave”.
Os restantes “cinco, em princípio, estão bem e fora de perigo”, acrescentou também à Lusa o vice-presidente da câmara, Rui Marreiros, referindo que “não se sabe exatamente o que aconteceu, mas parece ter sido algo muito localizado”, suspeitando-se de “envenenamento”.
A mesma suspeita é suscitada pelo presidente do município: “A PSP já está a investigar, mas o município presume, tal como os munícipes, que seja envenenamento”.
Em comunicado, a Câmara de Beja explicou ter procedido à recolha preventiva de alguns animais, que permanecem em avaliação e acompanhamento veterinário.
Além disso, efetuou a conservação adequada de um dos animais mortos e encaminhamento para análise toxicológica.
A vigilância por parte dos funcionários municipais afetos ao Parque da Cidade também foi reforçada.
“Até ao momento não há registo de outro tipo de animais afetados, existindo uma forte convicção de que se terá tratado de um episódio pontual, cujas causas serão identificadas com as análises laboratoriais e a investigação pelas autoridades competentes”, frisou a autarquia.