Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

Os Estados Unidos manifestaram esta terça-feira preocupação com possíveis ataques russos a alvos específicos do governo e civis ucranianos durante o Dia de Independência da Ucrânia, na quarta-feira, quando também se completam seis meses da invasão russa.

A embaixada dos Estados Unidos em Kiev emitiu um alerta de segurança, no qual sublinhou ter “informações que a Rússia está a intensificar os esforços para lançar ataques contra a infraestrutura civil e instalações governamentais na Ucrânia nos próximos dias”.

No fim de semana, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante um dos seus discursos diários, declarou que os ucranianos devem “estar cientes de que esta semana a Rússia pode tentar fazer algo particularmente desagradável, algo particularmente cruel”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As advertências ocorrem logo após a Rússia acusar os serviços secretos ucranianos do assassínio de Daria Dugina, filha do filósofo russo Alexander Dugin, próximo do Kremlin. A Ucrânia nega qualquer envolvimento no atentado.

Daria Dugina, uma jornalista de 29 anos de um canal de televisão nacionalista russo, morreu na explosão do carro que conduzia na região de Moscovo, no sábado à noite.

Daria Dugina morreu quando regressava a casa. Bomba colocada no SUV do pai, amigo de Putin, terá causado explosão

A sensação de medo que permeia a guerra concentra-se principalmente em relação à central nuclear de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia, onde os contínuos bombardeamentos e combates levantaram temores de uma catástrofe nuclear.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou na segunda-feira para a ameaça nuclear em geral, principalmente porque a Rússia fez alusão ao seu enorme arsenal nuclear no início da guerra.

Guterres exigiu na segunda-feira o fim das ameaças nucleares, dizendo que o mundo está num “momento máximo de perigo” e que todos os países com armas nucleares devem comprometer-se a “não usar primeiro” o seu armamento.

Guterres alerta para “risco nuclear mais alto em décadas” e pede fim de “corrida” belicista

O governador regional ucraniano de Dnipropetrovsk, Valentyn Reznichenko, disse nesta terça-feira que as forças russas dispararam nas proximidades Marhanets e Nikopol, na margem direita do rio Dnieper, dando continuidade aos bombardeamentos noturnos implacáveis que ocorrem há semanas.