A campanha sazonal de vacinação para o outono-inverno de 2022 prevê a vacinação de três milhões de pessoas, com cerca de 300 mil pessoas a serem vacinadas todas as semanas. A primeira remessa de vacinas adaptadas contra a Covid-19, com mais de 600 mil doses, deverá chegar no dia 6 de setembro e a campanha de vacinação começar no dia seguinte.

As vacinas adaptadas contra a Covid-19, que desencadeiam uma resposta imunitária contra a estirpe original do SARS-CoV-2 e contra a variante ómicron, serão as únicas usadas na campanha de vacinação sazonal e nas pessoas elegíveis para tomarem as doses de reforço.

A Direção-Geral da Saúde ouviu a Comissão Técnica de Vacinação Covid e outros peritos, nomeadamente relacionados com a área da gripe, e recomenda a vacinação sazonal contra a Covid e contra a gripe para as populações de maior risco, com o objetivo de maximizar a sua proteção nos próximos meses”, anuncia Graça Freitas.

Que grupos estão abrangidos pelo plano de vacinação outono-inverno?

As primeiras pessoas a serem chamadas para vacinação, tanto contra a Covid-19 como contra a gripe, serão as pessoas com 80 ou mais anos e as pessoas com doenças crónicas (comorbilidades).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outros grupos a incluir serão os residentes e profissionais nas unidades de cuidados continuados, lares e estruturas similares; os residentes e profissionais nos estabelecimentos prisionais; os profissionais de saúde e prestadores de cuidados; mas também grávidas e crianças, jovens e adultos com doenças crónicas — ainda que, nestes casos, a recomendação seja diferente para as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

Entre os doentes de risco dos 12 aos 17 anos estão aqueles que têm cancro; fizeram um transplante; têm o sistema imunitário debilitado; têm diabetes ou obesidade; têm determinados tipos de doenças do coração, pulmões ou rins; sofrem de doença neurológica ou neuromuscular grave; ou têm perturbações graves no desenvolvimento. Para as pessoas com 18 ou mais anos, incluindo as grávidas, juntam-se outras doenças crónicas ou situações de risco, como baixo peso, doenças mentais ou doenças do fígado, de acordo com a norma 008/2022, publicada esta sexta-feira.

Não tomei as vacinas de reforço previstas, mas estou num grupo de risco: posso tomar a vacina sazonal?

As pessoas que façam parte dos grupos de risco definidos pela DGS podem tomar a vacina contra a Covid-19, integrada no plano outono-inverno, desde que tenham passado três ou mais meses (idealmente quatro a seis meses) desde a última dose ou desde que foi confirmada a infeção com SARS-CoV-2.

A vacina sazonal será dada numa dose única e independentemente de quantas doses tenham sido tomadas anteriormente (ou de a pessoa ter estado ou não infetada) — ou seja, quer já tenha tomado as doses de reforço recomendadas ou não, tomará apenas um dose sazonal que substituirá qualquer dose de reforço.

Basta ter as duas doses iniciais, depois é a vacinação sazonal, como se faz para a gripe. As pessoas não precisam de estar preocupadas se têm o primeiro ou segundo reforço”, diz a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Quantas doses da vacina devo tomar?

A vacinação contra a Covid-19 é recomendada a partir dos cinco anos. Para crianças e jovens, dos cinco aos 17 anos, recomenda-se a toma de duas doses das vacinas de mRNA. Até aos 11 anos, a vacina tem uma dose reduzida, mas as crianças que completem 12 anos antes da segunda vacina devem ser vacinadas com a dose adequada a esta idade.

Os adultos, a partir dos 18 anos, devem concluir a vacinação primária e tomar uma dose de reforço. A dose de reforço deverá ser sempre de uma vacina de mRNA. A DGS pode recomendar reforços adicionais, como a vacinação sazonal — mas se já tomou três doses e não faz parte dos grupos de risco, não terá de ser vacinado contra a Covid-19 este outono (à luz da situação atual).

As pessoas, com mais de cinco anos, que apresentem problemas no sistema imunitário (como nos casos de transplante e imunossupressão) devem tomar uma dose adicional no esquema de vacinação inicial.

“As pessoas não pertencentes aos grupos elegíveis para reforço sazonal que não tenham o esquema vacinal recomendado atualizado, devem atualizá-lo na primeira oportunidade de vacinação”, de acordo com as recomendações da norma 002/2021 da DGS.

Que vacinas serão usadas?

As vacinas usadas durante a campanha de vacinação outono-inverno contra a Covid-19 serão as adaptadas, ou seja, as vacinas que desencadeiam uma resposta imunitária contra a estirpe original e contra a variante ómicron, dado que estas vacinas têm um perfil de eficácia e segurança adaptado às variantes atualmente em circulação, esclarece Graça Freitas.

As vacinas recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento e aprovadas pela Comissão Europeia são as das duas farmacêuticas anteriormente autorizadas a vender as vacinas de mRNA (Pfizer e Moderna).

Covid-19. EMA autoriza novas vacinas contra Omicron

Já no caso da gripe será usada, pela primeira vez, uma vacina de dose elevada — quatro vezes superior ao original. Esta vacina destina-se às pessoas mais vulneráveis, neste caso, os residentes dos lares.

Todas as pessoas podem ser vacinadas com a versão atualizada contra a Covid-19?

Não. Só as pessoas que já tiverem cumprido a vacinação primária, ou seja, as que tenham cumprido o plano de vacinação inicial (na generalidade dos casos, duas doses). A vacina adaptada só pode ser dada a quem possa tomar as vacinas de reforço (ou já as tenha tomado).

Todas as pessoas que tenham de iniciar ou completar a vacinação primária (estas duas primeiras doses), como as crianças, só poderão tomar as vacinas originais (sem a adaptação à ómicron), uma vez que só essas estão aprovadas para a vacinação inicial.

Tenho de tomar uma dose da mesma farmacêutica?

Preferencialmente deve ser usada uma vacina da mesma marca das doses que tomou anteriormente (Pfizer ou Moderna), mas também é possível que sejam usados esquemas heterólogos, ou seja, com vacinas diferentes das iniciais.

Quando terá início a campanha de vacinação sazonal?

A campanha de vacinação sazonal, que tal como no ano passado junta as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19, terá início a 7 de setembro — caso as vacinas contra a Covid-19 sejam entregues no dia 6 de setembro, terça-feira, como previsto. A partir desta data, prevê-se que a Covid-19 passe a ter uma campanha de vacinação sazonal (em vez de ciclos de reforço), como a gripe.

Fora do plano outono-inverno, “deve ser priorizada a vacinação de pessoas que ainda não tenham o esquema vacinal primário completo, independentemente do momento da campanha de vacinação contra a Covid-19″, define a norma 002/2022.

Plano de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19 arranca no dia 7 de setembro com as vacinas adaptadas contra a Covid-19

Quando devem ser dadas as vacinas?

A DGS recomenda que a vacinação contra a gripe sazonal e contra a Covid-19 aconteça no mesmo momento, sempre que possível, com uma injeção a ser dada no braço direito para a gripe e no braço esquerdo para a Covid-19.

As primeiras pessoas a vacinar serão contactadas ainda esta sexta-feira, para começarem a ser vacinadas no dia 7 de setembro (em alguns dos pontos de vacinação) e a partir do dia seguinte de forma generalizada. Todas as pessoas elegíveis para vacinação deverão ser contactadas até dia 17 de dezembro, refere o coordenador logístico da campanha de vacinação, o coronel Carlos Penha-Gonçalves.

As pessoas serão chamadas consoante a faixa etária (acima dos 80 anos, acima dos 70 e, finalmente, acima dos 70 anos). Quando todas as pessoas de uma determinada faixa etária estiverem contactadas, ainda que não estejam todas vacinadas, dá-se início aos contactos com a faixa etária seguinte.

É seguro tomar as duas vacinas ao mesmo tempo?

As vacinas sazonais contra a gripe e contra a Covid-19 podem ser dadas na mesma altura, idealmente em locais diferentes do corpo (nos braços ou, alternativamente, nas coxas), sem compromisso da sua eficácia ou segurança.

Esta prática de dar as duas vacinas ao mesmo tempo é segura e efetiva”, garante a diretora-geral da Saúde.

A vantagem da toma das vacinas na mesma altura é aumentar a adesão à vacinação, mas as vacinas também podem ser dadas em momentos diferentes sem que se perca a eficácia das vacinas.

Em que locais serão dadas as vacinas?

As pessoas elegíveis para a campanha de vacinação sazonal serão contactadas pelo Serviço Nacional de Saúde como aconteceu durante a campanha de vacinação contra a Covid-19. As vacinas podem ser dadas num dos 397 pontos de vacinação — principalmente centros de saúde, mas também centros de vacinação de maior dimensão.

Os residentes em lares e doentes nos cuidados continuados serão vacinados nos estabelecimentos onde se encontrem. As pessoas acamadas em casa serão vacinadas no âmbito dos cuidados domiciliários. E as pessoas em situação de sem-abrigo devem ser vacinadas nos locais ou instituições onde se concentram.

Os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, seja nos lares ou em unidades de saúde podem ser vacinados no âmbito da saúde ocupacional dos locais de trabalho ou nos pontos de vacinação existentes.

Posso ser vacinado se não for acompanhado no SNS?

As pessoas com menos de 60 anos que tenham uma doença crónica ou comorbilidade que as tornem elegíveis para a vacinação sazonal contra a Covid-19, mas não sejam seguidas no Serviço Nacional de Saúde, podem pedir aos médicos assistentes uma declaração médica com o objetivo de poderem ser vacinados, de acordo com a norma 008/2022. O mesmo se verifica para as pessoas com menos de 65 anos em relação à vacina da gripe, de acordo com a norma 007/2022.

Onde posso ser vacinado contra a gripe sazonal?

Os locais de vacinação contra a gripe sazonal e contra a Covid-19 para os grupos de risco incluídos no plano outono-inverno serão os centros de vacinação ou os locais de residência e trabalho, conforme definido na norma. Estas vacinas são gratuitas.

Quem quiser tomar a vacina da gripe sazonal sem fazer parte dos grupos de risco poderá fazê-lo mediante a apresentação de uma receita médica numa farmácia comunitária. Neste caso, a vacina terá uma comparticipação de 37%.

Posso marcar outra data para a vacinação sazonal?

Antes de mais, não deverá deslocar-se ao local de vacinação caso esteja infetado com SARS-CoV-2, esteja em isolamento ou tenha sintomas compatíveis com a Covid-19 — terá outra oportunidade de se vacinar.

Quem perder a data da vacinação por qualquer motivo ou não receber o contacto para agendamento poderá ser vacinado em regime de casa aberta. Este sistema será iniciado para cada uma das faixas etárias assim que estiverem vacinadas 80% das pessoas deste grupo.

Porque é importante reforçar a vacinação na época de outono-inverno?

A diretora-geral da Saúde lembra que a pandemia de Covid-19 se encontra estabilizada em Portugal e que os portugueses têm uma elevada cobertura vacinal — “o que tem permitido manter a proteção da população” —, mas alerta também que “no outono-inverno estão criadas as condições ambientais propícias ao aumento da transmissão dos vírus respiratórios”.

Temos como principais objetivos, proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por Covid-19 e por gripe, e mitigando o impacto destas doenças nos serviços de saúde”, destaca Graça Freitas.

Sabe-se que a proteção conferida contra o vírus SARS-CoV-2 pode diminuir ao longo do tempo e que as novas variantes do vírus podem escapar às defesas criadas pelo sistema imunitário, daí que se recomende a vacinação sazonal dos grupos mais vulneráveis contra a Covid-19 — tal como já se faz com a gripe sazonal.

Também a vacina contra a gripe sazonal deve ser tomada todos os anos neste período, porque a resposta imunitária desencadeada pela vacina diminui ao longo do tempo (embora se mantenha durante quase todo o outono-inverno) e porque as estirpes em circulação podem ser diferentes das dos anos anteriores — e por isso se fabriquem vacinas novas todos os anos.