Em Nice, o homem, de nacionalidade tunisina, condutor de um veículo roubado, perdeu esta quinta-feira a vida após ter fugido de uma brigada de segurança rodoviária.

“Preso no trânsito”, segundo as autoridades, o homem teria feito inversão de marcha, tendo embatido num carro da polícia “várias vezes”, provocando ferimento a dois polícias.

De acordo com fonte policial, um agente disparou “uma vez” e o motorista de cerca de 30 anos morreu no local.

O Ministério Público (MP) de Nice abriu duas investigações: uma por tentativa de homicídio contra um titular de autoridade pública, a segunda por homicídio cometido pelo polícia que efetuou o disparo.

Poucas horas antes, uma mulher de 22 anos morreu e um homem de 26 anos ficou ferido, em Rennes, por tiros da polícia, numa operação antidroga.

Pelas 01h00 desta quinta-feira, um polícia teria usado a sua arma de serviço “uma vez”, enquanto outros agentes intercetavam uma viatura “como parte de uma investigação sobre uma violação da lei sobre estupefacientes”, segundo o procurador-geral de Rennes, Philippe Astruc.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O motorista, conhecido pelas autoridades por tráfico de droga, foi baleado no braço, tendo a mulher morrido devido ao ricochete da bala.

Segundo fonte de um sindicato policial, “o infrator veio deliberadamente para acertar no dispositivo policial, usando o veículo em altíssima velocidade como arma”.

Além do inquérito por tráfico de droga, foram abertas duas investigações: uma por violência voluntária que levou à morte sem intenção e outra por tentativa de homicídio de um titular de autoridade pública.

Das 14.240 recusas de cumprimento registadas em 2021 pela polícia francesa, 157 casos dizem respeito ao “uso de armas de fogo em veículos em movimento”, segundo dados oficiais.