Os parques nacionais de Maputo e do Zinave, no suld e Moçambique, receberam um total de 101 antílopes, no âmbito dos projetos de revalorização da vida selvagem nestas áreas de conservação.

Os animais resultam de uma doação do Santuário Bravio de Vilanculos, área de conservação sob gestão privada da província de Inhambane, sul de Moçambique, avançou o Administrador do Parque Nacional de Maputo, Miguel Gonçalves, citado esta sexta-feira pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Do total de 101 antílopes, o Parque Nacional de Maputo recebeu na quarta-feira 26 e o Parque Nacional do Zinave recebeu, há uma semana, 75, numa operação que contou com o apoio da fundação sul-africana Peace Parks.

Estamos satisfeitos com a chegada dos elandes (maior antílope do mundo) e neste momento o principal desafio que temos é garantir a vedação segura do parque, para além de ainda existirem comunidades residentes aqui dentro. Estamos a convencer os parceiros para a reintrodução das Chitas e outros carnívoros para garantir o equilíbrio”, declarou Administrador do Parque Nacional de Maputo.

O Parque Nacional de Maputo surgiu na sequência da requalificação da Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro em dezembro de 2021, estando localizada no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.

O Parque Nacional do Zinave, localizado na província de Inhambane, sul de Moçambique, tem 408 mil hectares e foi dizimado após a guerra civil moçambicana que durou 16 anos, estando desde 2016 a beneficiar de projetos de revalorização da vida selvagem promovidos com apoio da Peace Parks.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR