O Rei Carlos III e Camila, a Rainha Consorte, vão afastar-se durante alguns dias dos olhares do público. De acordo com a imprensa britânica, o casal viajou para Balmoral, na Escócia, o local onde a Rainha Isabel II morreu.

De acordo com o Telegraph, o Rei quer fazer o luto da mãe de forma mais privada, afastado dos olhares do público. Ao fim de 12 dias de deveres e cerimónias, que culminaram esta segunda-feira num funeral de Estado, o Rei pretende ter uma semana para refletir em privado sobre os novos desafios.

O Rei saiu esta terça-feira do Castelo de Windsor, acompanhado pela Rainha Consorte, depois de ter passado a noite nesta localização com a família.

O casal deverá ficar na casa que têm em Birkhall, em Balmoral, que foi herdada da Rainha Isabel, conhecida como a Rainha Mãe.

A Rainha Isabel II morreu a 8 de setembro, aos 96 anos. Desde então que o Rei Carlos têm dividido o tempo entre aparições em público, cerimónias e homenagens. No dia a seguir à morte da Rainha, fez o primeiro discurso à nação já na qualidade de novo Rei de Inglaterra. Nos dias seguintes viajou mais de 3 mil quilómetros para acompanhar as homenagens à Rainha, em vários pontos do Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo desta semana mais calma, o Rei deverá continuar a cumprir com os deveres da Coroa, lendo documentos das caixas vermelhas e a fazer alguns telefonemas mais urgentes. As fontes citadas por jornais como o Telegraph ou o Daily Mail referem que será um momento “para reflexão”, para que os monarcas possam fazer o luto em privado.

O Telegraph indica que o Rei terá pedido à família real para fazer mais uma semana de luto real, não sendo esperadas aparições em público durante esse tempo. Alguns eventos foram cancelados, embora alguns membros mais seniores da realeza tenham permissão para visitar algumas associações ou agradecer ao público quando acharem apropriado.

Depois do cumprimento desse protocolo, haverá um regresso gradual às aparições  e eventos em público.

96 badaladas, 100 voos cancelados e 2 mil convidados. O dia em que o mundo parou para se despedir de Isabel II