O Twitter divulgou esta terça-feira que tem a “intenção” de fechar acordo para que o empresário Elon Musk adquira a rede social por 44 mil milhões de dólares.

“A intenção da empresa é fechar a transação por 54,20 dólares por ação”, anunciou o Twitter, em reação a uma proposta do patrão da Tesla, que disse esta terça-feira que pretendia prosseguir com a compra daquela que é a sua rede social preferida.

Segundo o The Washington Post, a equipa de Musk propôs seguir com o acordo se o tribunal concordar em adiar o julgamento e “todos os processo relacionados”. O Twitter pretende aceitar a oferta, mas está a aguardar a confirmação de que a juíza pode supervisionar o processo.

Como existe grande desconfiança de ambos os lados, os líderes do Twitter ainda questionam se a carta representa uma manobra legal, disse uma fonte próxima das negociações que decorrem.

Este desenvolvimento, de uma novela que já vai longa, chega apenas semanas antes do dia 17 de outubro, data para o início de um julgamento de cinco dias onde os dois lados se deveriam enfrentar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Julgamento Twitter versus Musk começa a 17 de outubro e durará cinco dias

Após as notícias, as ações do Twitter dispararam na bolsa de Nova Iorque, ao ponto da atividade comercial da empresa ter sido temporariamente suspensa. No encerramento da bolsa nova-iorquina, os títulos da rede social subiram 22,28% e terminaram nos 50,02 dólares por ação, ainda quatro dólares abaixo do preço oferecido por Musk. No entanto, o documento entregue por Musk não oferece uma data específica para a consumação do acordo, que já conta com a aprovação dos acionistas do Twitter.

Elon Musk tinha, em abril, apresentado uma proposta para comprar o Twitter por 54,2 dólares por ação. Porém, rapidamente desistiu da aquisição alegando que números divulgados pelo Twitter não estavam corretos, uma vez que considerava que não era possível que os bots representassem apenas menos de 5% dos utilizadores da rede social.

O que são os bots do Twitter e que importância têm? Sete respostas sobre a nova obsessão de Elon Musk

Notícia atualizada às 21h59 com a posição do Twitter face à proposta de Musk