Começa esta quinta-feira mais uma edição do FOLIO, o Festival Literário de Óbidos. Ao longo de duas semanas, a vila no distrito de Leiria será palco de inúmeros eventos em torno dos livros e da leitura, em vários espaços de Óbidos.
Com o tema “Poder”, a edição deste ano tem como convidados de destaque os escritores Olga Tokarczuk e Wole Soyinka, prémios Nobel da Literatura em 2018 e 1989, respetivamente. Mais há muito mais para ver a fazer entre os dias 6 e 16 de outubro, em Óbidos. O Observador reuniu 26 atividades do longo programa, que incluem conversas, apresentações, cursos, música e até cinema.
O FOLIO foi criado em 2015. Comparticipado inicialmente por fundos comunitários, desde 2016 que é suportado pela Câmara Municipal de Óbidos. Desde então, não se realizou apenas num ano, 2020, devido à pandemia da Covid-19, tendo regressado no ano seguinte.
Conversas
Zeurya Shalev conversa com Daniel Blaufuks
7 de outubro, sexta-feira, às 18h
Tenda Vila Literária
No segundo dia do FOLIO, a escritora israelita Zeurya Shalev, autora de Dor e O Que Resta da Nossa Vida (Elsinore), vai estar à conversa com o fotógrafo português Daniel Blaufuks. A conversa será subordinada ao tema “Dor”. A moderação será da jornalista Cândida Pinto.
O leão generoso joga à mesa — histórias de vida, futebol e trabalho de (e com) João Paulo Cotrim
7 de outubro, sexta-feira, 18h
Casa Abysmo – Espaço Ó
Elisabete Caramelo, Inês Fonseca Santos, Ana Sousa Dias, Afonso de Melo, Sérgio Godinho, João Francisco Vilhena e Luís Gouveia Monteiro darão o “pontapé de saída” nesta conversa em torno de João Paulo Cotrim, editor da Abysmo e diretor da Bedeteca, que morreu em dezembro do ano passado, aos 56 anos. Durante este encontro de amigos de longa data serão partilhadas as histórias mais caricatas e surreais vividas com o editor.
Paulo Mason conversa com Mariana Mortágua
7 de outubro, sexta-feira, 21h
Tenda Vila Literária
O ex-jornalista, escritor e professor convidado na Universidade de Wolverhampton, nos Estados Unidos da América, Paulo Mason, vai conversar com a deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, sobre “Moeda”. O diálogo será moderado pelo jornalista Ricardo Alexandre. No dia seguinte, 8 de outubro, sábado, Mason será entrevistado pelas 16h, na Livraria do Mercado, pelo também jornalista Paulo Moura a propósito do seu mais recente livro, Como travar o fascismo (Objectiva).
Hernán Díaz conversa com Manuel Vilas
8 de outubro, sábado, 15h
Tenda Vila Literária
O norte-americano Hernán Díaz, autor de Ao Longe (Livros do Brasil) e Trust (ainda sem publicação em Portugal), vai conversar com o escritor espanhol Manuel Vilas, autor de livros como Os Beijos ou Em Tudo Havia Beleza (Alfaguara), sobre “Ficção”. A conversa vai ser moderada pelo jornalista e escritor António Costa Santos.
Olga Tokarckuz conversa com Carlos Vaz Marques
8 de outubro, sábado, 21h
Tenda Vila Literária
A escritora polaca Olga Tokarckuz, Prémio Nobel da Literatura em 2018, autora de obras como Viagens e Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos, vai estar à conversa com o jornalista e editora Carlos Vaz Marques. O tema é “Limites”. A passagem da autora pelo FOLIO acontece alguns dias depois de uma sessão em Lisboa no âmbito das Conferências do Nobel, um iniciativa da Fundação José Saramago organizada em parceria com o município lisboeta.
Discussão acesa sobre como dizer (ou não dizer) poemas
8 de outubro, sábado, 16h30
Casa Abysmo – Espaço Ó
André Gago, Clara Caldeira, José Anjos, Nuno Miguel Guedes e Elisabete Caramelo vão juntar-se para uma conversa aberta ao público sobre o que é um poema, em torno do texto “Como dizer poesia”, de Leonard Cohen.
Natasha Brown conversa com Katie Kitamura
9 de outubro, domingo, 15h
Tenda Vila Literária
A norte-americana Natasha Brown, autora de Encontro (Livros do Brasil), vai estar à conversa com a também norte-americana Katie Kitamura, autora de Intimidades (Quetzal), sob moderação da jornalista Ana Sousa Dias. O tema será “Mulher”.
Conversa à volta de Política a 45 Graus, de José Maria Pimentel
12 de outubro, 19h30
Tenda Vila Literária
José Maria Pimental, autor de Política a 45 Graus, vai conversar com Ricardo Araújo Pereira e Daniel Oliveira a propósito do seu livro, publicado pela Bertrand em abril passado.
Conversa entre músicos e poetas
13 de outubro, quinta-feira, 17h30
Casa Abysmo – Espaço Ó
Os músicos e poetas Adolfo Luxúria Canibal, Carlos Barretto, João Morais, Cláudia R. Sampaio, José Anjos e Ana Teresa Sanganha vão sentar-se à mesa para discutir “a relação de vinculação e disputa entre duas musas velhas” — a música e a poesia.
Pilar Quintana conversa com Bernardine Evaristo
15 de outubro, sábado, 15h,
Tenda Vila Literária
A colombiana Pilar Quintana, autora de A Cadela e Os Abismos (Dom Quixote), vai estar à conversa com a britânica Bernardine Evaristo, autora de Rapariga, Mulher, Outra, uma das obras vencedoras do Booker Prize em 2019, a propósito do tema “Emancipação”. A conversa será moderada pela jornalista Luciana Leiderfarb.
Joke J. Hermsen conversa com Djaimilia Pereira de Almeida
15 de outubro, sábado, 18h
Tenda Vila Literária
A escritora neerlandesa Joke J. Hermsen vai conversar com a escritora portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida sobre “Melancolia”, sob moderação de jornalista Isabel Lucas.
Wole Soyinka conversa com José Mário Silva
15 de outubro, sábado, 21h
Tenda Vila Literária
O poeta, romancista, dramaturgo e ensaísta nigeriano Wole Soyinka, Prémio Nobel da Literatura em 1986, vai conversar com o jornalista José Mário Silva sobre a “Infância”. O mais recente romance de Nobel, Crónicas do Lugar do Povo Mais Feliz da Terra, foi publicado este mês de setembro, pela Livros do Brasil.
Cursos
Curso literário com Gonçalo M. Tavares
8 e 9 de outubro
Museu Abílio de Matos e Silva
Nos dias 8 e 9 de outubro, sábado e domingo, respetivamente, entre as 10h30 e as 1630, o escritor português Gonçalo M. Tavares dará o curso “Como viver? Dez temas do século XXI a partir de 10 versos de poetas portugueses”. A lotação é limitada.
Masterclass sobre José Saramago
8 de outubro, sábado, 12h
Museu Municipal
Ana Paula Arnaut, investigadora e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai dar uma masterclass sobre José Saramago, cujo centenário se comemora este ano. A especialista em literatura pós-modernista é autora de vários trabalhos sobre o único Prémio Nobel da Literatura português.
Masterclass sobre o livro Toda uma Literatura, de Fernando Pessoa
9 de outubro, domingo, 16h
Livraria do Mercado
O investigador Nuno Amado vai dar uma masterclass a propósito da antologia Toda uma Literatura, que reúne poemas dos heterónimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, publicado em agosto pela Penguin Clássicos.
Masterclass sobre o livro Sobre a desigualdade, de Jean-Jacques Rousseau
15 de outubro, sábado, 19h30
Livraria do Mercado
No penúltimo dia do FOLIO, o político e escritor Francisco Louçã vai dar uma masterclass sobre o livro Sobre a desigualdade, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau.
Lançamentos
O Rio Infinito, de Mia Couto e Danuta Wojciechowska
8 de outubro, sábado, 12h30
Livraria de Santiago
O mais recente livro de Mia Couto, feito em colaboração com a ilustradora Danuta Wojciechowska, vai ser apresentado no FOLIO a 8 de outubro, um sábado. O editor Zeferino Coelho, da Caminho, participará na sessão.
Quase todo o Bordallo, de Isabel Castanheira
8 de outubro, sábado, 14h30
Casa Abysmo – Espaço Ó
Isabel Castanheira reuniu em Quase todo o Bordallo, um livro de 368 páginas sobre Raphael Bordallo Pinheiro, quase toda a obra gráfica do artista. O volume, publicado pela Arranha Céus com o apoio do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será apresentado a 8 de outubro, sábado, no FOLIO.
O Diabo, de Gonçalo M. Tavares
8 de outubro, sábado, 19h30
Auditório da Casa da Música
O mais recente livro de Gonçalo M. Tavares, O Diabo, publicado este mês de setembro pela Quetzal, terá a sua apresentação no FOLIO, a 8 de setembro, no Auditório da Casa da Música.
O Gato que Chora como Pessoa, de Geremias Mendosa
9 de outubro, domingo, 19h39
Livraria de Santiago
Publicado em 2020 pela editora Caminho, O Gato que Chora como Pessoa, do moçambicano Geremias Mendosa, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian no ano anterior. O autor vai estar no primeiro fim de semana do FOLIO para o apresentar.
Vou Mudar a Cozinha, de Ondjaki.
14 de outubro, sexta-feira, 18h30
Livraria do Mercado
Ondjaki vai apresentar o seu novo livro, Vou Mudar a Cozinha, a 14 de outubro, sexta-feira, no Festival Literário de Óbidos. No dia seguinte, o autor vai participar numa conversa com Daniel Munduruku, moderada por Selma Caetano, que tem como tema “Terras em transe”. A sessão está marcada para as 11 da manhã, na Livraria Santiago.
Inauguração da exposição PIM! e entrega do Prémio Nacional de Ilustração
8 de outubro, sábado, 16h
Galeria Nova Ogiva
A PIM! – VII Mostra de Ilustração será inaugurada no dia 8 de outubro, da parte da tarde, na Galeria Nova Ogiva, quando será anunciado o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração, que tem como objetivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas portugueses ou residentes em Portugal.
Filme “A Morte de Estaline” (2017)
12 de outubro, quarta-feira, 17h,
Auditório da Casa da Música
Porque o FOLIO não se faz apenas de livros, a 12 de outubro, pelas 17h, será passado o filme “A Morte de Estaline”, de Armando Iannucci. A sessão de cinema decorrerá no Auditório da Casa da Música.
Concerto “Navio dos Loucos” (vários artistas)
12 de outubro, quarta-feira, 18h30
Jardim do Solar da Praça de Santa Maria
João Morais (O Gajo), Carlos Barretto, Cláudia R. Sampaio e José Anos vão juntar-se a 12 de outubro para o concerto “Navio dos Loucos”.
Concerto de Adolfo Luxúria Canibal e Carlos Barretto
13 de outubro, quinta-feira, 19h
Jardim do Solar da Praça de Santa Maria
Intitulado “Olhar o abysmo sem o deixar ganhar”, o concerto de 13 de outubro ao final da tarde vai juntar o vocalista dos Mão Morta, Adolfo Luxúria Canibal, e o contrabaixista de jazz Carlos Barretto.
Concerto Cassete Pirata
15 de outubro, sábado, 22h
Palco Inatel
O Palco Inatel vai receber, no último sábado do evento, um concerto dos Cassete Pirata. Está marcado para as 22h.