Conversar sobre comida é algo que, para nós, é muito natural. Trocamos receitas, contamos o que vamos cozinhar para o jantar, em que restaurante comemos aquele prato mesmo, mesmo delicioso, que vinho melhor combina com esta e com aquela receita, quais são, para nós, são as melhores garrafas de vinho. Enfim, assunto é o que não falta e é normal que, por vezes, surjam na conversa alguns mitos sobre o vinho – nomeadamente, sobre o vinho branco – que tomamos como certos, como o vinho branco combinar bem apenas com pratos de peixe ou achar-se que esta bebida deve ser consumida sempre bem gelada. Ora bem, está na hora de clarificar esses e outros mitos comuns.

imagens vinhos brancos Mercadona

Mito #1: O vinho branco só combina com peixe

Nem sempre é fácil conseguir escolher um vinho à medida do almoço ou do jantar e há uns que fazem melhores combinações do que outros. E a verdade é que há alguns mitos sobre esta questão em particular. Quantas vezes já ouviu dizer que o vinho branco é para o peixe e marisco e o vinho tinto para a carne ou outras refeições mais pesadas? Pois fique a saber que isto não é necessariamente verdade. Graças à enorme panóplia de vinhos que existem, dentro dos diferentes tipos há opções para todos os pratos. Por exemplo, os vinhos brancos mais “pesados” ou envelhecidos acompanham bem com vários tipos de carne, como receitas de carne de porco, carne vermelha magra ou mesmo frango assado. Por outro lado, vinhos tintos mais leves fazem um bom par com pratos à base de peixe, como, por exemplo, linguado grelhado. Se tem dúvidas neste aspeto em particular, no rótulo das garrafas de vinho à venda nos supermercados Mercadona tem a indicação dos pratos que melhor combinam com essa bebida. Mas não se esqueça que, acima de tudo, está o gosto pessoal: se gosta de combinar um certo vinho com determinado prato, não deixe de fazê-lo. O que importa, no fundo, é desfrutar da refeição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mito #2: Quanto mais caro o vinho, melhor a qualidade

Se quando vai às compras o seu principal critério para escolher uma garrafa de vinho é o preço, fique a saber que mais caro nem sempre é sinónimo de melhor. Prova disso é a garrafeira da Mercadona, que dispõe de vinho branco de todos os preços e com uma característica comum: a qualidade. São vários os fatores que podem influenciar o preço final de uma garrafa de vinho, como as castas, se é importado ou nacional, a região de produção, entre outros. Posto isto, embora por vezes um vinho mais caro possa estar associado a características que o consumidor valoriza, é bem possível comprar um bom vinho branco a um preço mais acessível.

MERCADON VINHOS BRANCOS

Mito #3: O vinho branco deve beber-se sempre bem gelado

Por ser uma bebida que é habitualmente mais ácida que o vinho tinto, o vinho branco deve, regra geral, beber-se fresco, mas não devemos pecar por excesso. É também importante ter em consideração que cada vinho é um vinho e que a temperatura a que deve ser consumido pode variar, mesmo dentro dos vinhos brancos. Quando o vinho está demasiado frio, pode não “abrir” o suficiente e, por isso, não o vai saborear no seu melhor. Por outro lado, quando a temperatura é mais elevada que o indicado, as características do vinho podem ficar alteradas, por exemplo, ganhando um sabor demasiado doce e a acidez (tão apreciada neste tipo de vinho) pode acabar por passar despercebida. E como pode saber até que ponto precisa de refrescar a sua garrafa? Consulte o rótulo. Ainda assim, adiantamos-lhe já três dicas: consuma os vinhos brancos frescos a uma temperatura entre os 6º e os 8ºC, os vinhos brancos menos aromáticos entre os 8º e os 12ºC e os vinhos brancos suaves e com corpo entre os 12º e os 14ºC.

Mito #4: O vinho branco é feito só com uvas brancas

Embora possa fazer sentido à primeira vista, isto nem sempre é verdade. Passamos a explicar. Alguns vinhos brancos podem ter na sua lista de ingredientes uvas pretas. A polpa das uvas não tem coloração e, por isso, não dá cor ao vinho. O que lhe dá a tonalidade é a pele da uva e, não entrando esta em contacto com o mosto (sumo da uva antes da fermentação completa), o resultado será um vinho branco ou muito claro.

vinho branco mercadona

Garrafeira da Mercadona: saiba de onde vem o seu vinho branco

Nas prateleiras da Mercadona pode encontrar uma vasta coleção de vinhos brancos, oriundos um pouco de todo o território nacional, para oferecer aos “chefes” (como a cadeia de supermercados trata os seus clientes) a mais rigorosa qualidade. Conheça aqui os produtores do vinho branco da garrafeira da Mercadona.

Vinhos Verdes Mercadona

Visite a Garrafeira Mercadona no Observador, e fique a saber mais para escolher melhor.