A KBA, a associação dos construtores automóveis alemães, divulgou as vendas referentes ao mês de Setembro e a surpresa não só foi geral, como não favoreceu os fabricantes alemães. Nas três primeiras posições do ranking das vendas estão três fabricantes e nenhum é germânico.
Apesar da crise na fábrica chinesa, paralisada antes do Verão pela decisão do Governo local em fechar tudo para conter a pandemia, aliada ao facto de a fábrica em Berlim estar a enfrentar algumas dificuldades no arranque, a Tesla tem dois modelos no top 3 das vendas nos primeiros nove meses do ano, tendo comercializado no mercado alemão 22.555 unidades do Model Y, que assim foi o mais vendido, com o Tesla Model 3 a chamar a si a 3ª posição, com 15.901 veículos. A segunda posição do pódio pertence ao Fiat 500e, que aliciou 16.856 novos clientes.
A seguir a este trio surgem os VW ID.4 e ID.5 (12.670), o Hyundai Kauai Electric (10.922), o VW ID.3 (10.642), o Opel Corsa-e (9654), o BMW i3 (9165) e o Skoda Enyaq iV (8702), com o Audi e-tron na 10ª posição.
A liderança da Tesla, que colocou dois modelos na 1ª e na 3ª posições, teve como explicação as vendas atingidas em Setembro, período em que entregou 13.724 veículos eléctricos. A VW foi a segunda na tabela de vendas com 4901 modelos a bateria, à frente da Hyundai (2929), Mercedes (2331), Audi (2170), BMW (2121), Opel (1649), Seat (1253), Kia (974), com a Ford a surgir na 10ª posição, com 439 unidades. E mesmo que se somem os híbridos plug-in (PHEV) aos 100% eléctricos, a Tesla mantém confortavelmente a primeira posição (13.724), à frente da Mercedes (7956) e da VW (7148), demonstrando a grande dependência que os fabricantes alemães ainda têm desta tecnologia, cujos apoios deverão terminar em 2023.
Apesar de esforço dos construtores germânicos em “empurrar” os clientes para os PHEV, por serem mais fáceis de produzir e exigirem menos investimento, os números de vendas não escondem que a situação está a mudar, seja porque as marcas começam a ter uma oferta maior de modelos 100% a bateria, seja porque os clientes começam a preferir cada vez mais veículos exclusivamente eléctricos. Prova disso é que, entre Janeiro e Setembro de 2022, o mercado alemão consumiu 272.473 veículos eléctricos, mais 15% do que no ano anterior, o que lhe garantiu 14,6% do mercado, enquanto os PHEV se ficaram pelas 215.647 unidades, menos 11% do que no mesmo período do ano anterior, o que os remeteu para somente 11,5% do mercado. No total, os alemães adquiriram 488.120 veículos recarregáveis, mais 2% do que nos primeiros nove meses de 2021, representando já 26,1% do mercado, de acordo com a KBA.