O Rimac Nevera tornou-se o veículo de série eléctrico mais veloz do mundo, ao atingir 412 km/h numa pista de testes alemã. E já que estava com a mão na massa, a Rimac aproveitou para recordar que o seu Nevera cumpriu anteriormente o ¼ de milha (0-402 metros) em somente 8,582 segundos, também ele um recorde, só que desta vez de aceleração.

O recorde de velocidade foi obtido a 23 de Outubro, na Pista de Testes de Papenburg, na Alemanha, um circuito oval com duas rectas de quatro quilómetros, na extremidade das quais estão curvas muito abertas e com uma inclinação lateral que permite serem descritas com o volante a direito, como se tratasse de outra recta.

Aos comandos do hiperdesportivo croata estava Miro Zrncevic, piloto de testes e desenvolvimento da Rimac, que conseguiu atingir na pista alemã o que já tinha sido obtido nas simulações de fábrica, a impressionante velocidade máxima de 412 km/h. O Nevera estava equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R, com um técnico da marca francesa de pneus presente para se certificar que suportaria essa velocidade sem problemas. Além disso, foi seleccionado o modo de condução Speed, para beliscar o mínimo possível a aerodinâmica, mas ainda assim assegurando o necessário apoio aerodinâmico a alta velocidade, de forma a não comprometer a estabilidade.

O Nevera saía das curvas a cerca de 250 km/h, para depois acelerar a fundo e soltar os 1914 cv fornecidos pelos quatro motores eléctricos, um por roda e alimentados por uma bateria com 120 kWh de capacidade.

Mas o mais curioso é que dos dois recordes que o Rimac Nevera hoje possui, ambos já tinham sido estimados em simulações de computador e de forma 100% teórica. Em 2021, o Nevera devorou o ¼ de milha em 8,582 segundos, ligeiramente abaixo dos 8,6 segundos anunciados pelo fabricante. Agora, passados uns meses, surgiu o recorde da velocidade, este precisamente em cima do valor calculado: 412 km/h. Isto prova que, além de conceber e produzir o hiperdesportivo eléctrico mais rápido e veloz do mercado, os engenheiros croatas são também muito bons em cálculos e simulações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR