Um empresário português é um dos (orgulhosos) proprietários de um Countach LPI 800-4, superdesportivo que foi apresentado justamente 50 anos depois de ter surgido o primeiro protótipo do Countach, modelo que se tornou icónico graças ao seu formato em cunha e às linhas angulosas, mais parecendo uma nave espacial à época – uma completa pedrada no charco dos superdesportivos em 1971.
O Countach original foi produzido até 1991 e regressou em 2021, no The Quail, em Pebble Beach. Foi aí que a reinterpretação moderna do superdesportivo do passado foi revelada aos olhos do público, com a marca a informar no imediato que só seriam produzidas 112 unidades, número que se explica pelo facto de ter sido este o código interno (LP 112) associado ao desenvolvimento do primeiro Countach. E o preço a pagar pela exclusividade, neste caso, ronda os 2,6 milhões de euros à saída de fábrica, isto é, antes de impostos. Tal não impediu que o novo Countach LPI 800-4 esgotasse em minutos e, mais tarde, a marca veio a concluir que quem encomendou o novo já tinha o “velho”.
Lamborghini Countach LPI 800-4 esgotou em minutos (a 2,6 milhões cada)
Segundo publicações espanholas, não é esse o caso do empresário português que adquiriu um dos Countach LPI 800-4, tendo por ele desembolsado nada menos que 2,8 milhões de euros. E foi a imprensa de nuestros hermanos que avançou a notícia pelo simples facto de a aquisição ter sido efectuada através de um concessionário da Lamborghini em Barcelona. Mas se está a pensar que esta compra foi feita em Espanha por motivos fiscais, quando a marca do touro também possui um concessionário oficial em Portugal (a Lamborghini Lisboa, em Alcabideche), desengane-se.
Ao que o Observador apurou, sempre que se tratam de edições limitadas, a casa de Sant’Agata Bolognese começa a escolher os clientes a que se destinará a produção dois anos antes. E, depois, as unidades disponibilizadas são alocadas a diferentes dealers numa lógica de quota. Terá sido isso que levou o português a comprar o novo Countach ao grupo Quadis, ao invés de fechar o negócio mais próximo de “casa”. Em troca, passou um cheque de 2,8 milhões de euros e garantiu que ficaria para a história do grupo espanhol como protagonista da venda mais exorbitante de sempre nos mais de 80 anos em que a Quadis se dedica à comercialização de automóveis. E como não é todos os dias que um stand vende um carro com um valor de sete dígitos, a entrega teve direito a uma cerimónia privada.
A identidade do português não foi revelada, mas sabe-se que o empresário em causa deslocou o seu novo superdesportivo para o nosso país, para fazer companhia aos restantes Lamborghini que já possuía na sua garagem, nomeadamente um Lamborghini Aventador SVJ ou e um Aventador LP 780-4 Ultimae.
Recorde-se que, para o Countach LPI 800-4, a Lamborghini teve uma clara preocupação de resgatar o espírito do LP-500 original, o que se torna evidente em semelhanças como o desenho dos arcos das rodas, dos faróis e até das entradas de ar laterais, como pode confirmar no vídeo abaixo.
Contudo, para animar este “touro” em série limitada, o construtor italiano optou por recorrer à mecânica do Sián. Significa isto que o Countach LPI 800-4 deita mão a um V12 de 6,5 litros, naturalmente aspirado e montado em posição longitudinal posterior a 60º, que é apoiado por um motor eléctrico integrado na caixa de velocidades de dupla embraiagem com sistema 4×4 de acoplamento Haldex. O V12 entrega 780 cv e 720 Nm às 6750 rpm, a que há que somar os 34 cv e 35 Nm da unidade eléctrica, alimentada não por uma bateria convencional de iões de lítio, mas sim por um supercapacitador de 48V e 600 amperes.
No conjunto, o empresário português que adquiriu o novo Countach pode extrair do superdesportivo italiano um total de 814 cv, que o levam de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Duplicando o desafio (0-200 km/h), o Lamborghini cumpre em apenas 8,6 segundos, para depois poder continuar a acelerar até marcar 355 km/h no velocímetro.