O nome diz tudo: “Ultimae” é a edição que com que o Aventador diz adeus, ao fim de uma década após o seu lançamento. Com esta versão despede-se também o V12 atmosférico, pois doravante a Lamborghini planeia intensificar o seu plano de electrificação, o que significa que os motores a combustão passarão a partilhar o protagonismo com unidades eléctricas.

Antes disso, a casa de Sant’Agata Bolognese volta a provar que as mecânicas tradicionais ainda têm mais para oferecer com o seu novo LP 780-4, extraindo 780 cv às 8500 rpm do 6.5 V12 montado em posição longitudinal posterior (LP), potência essa que é passada às quatro rodas (4) através de uma transmissão de sete relações (Independent Shifting Rod , ISR) capaz de passagens de caixa rapidíssimas (até 50 milissegundos).

23 fotos

Os 780 cv de potência deste V12 representam um ganho de 40 cv face ao Aventador S ou de uma dezena comparando com o mais radical SVJ. Tudo isto para conciliar num só superdesportivo o melhor de três: as prestações do SVJ combinam-se com a dinâmica de condução do S e a inconfundível imagem do Aventador. O resultado de semelhante conjugação estará disponível apenas para 600 clientes, estando a produção do Ultimae com carroçaria coupé limitada a 350 unidades, e as restantes  250 reservadas ao roadster.

O coupé acusa menos 25 kg sobre a balança que o Aventador S (1550 kg), com uma relação peso/potência de 1,98 kg/cv (idêntica ao SVJ), anunciando 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, para depois prosseguir a bom ritmo até atingir os 355 km/h de velocidade máxima. A travar, entra em acção o sistema CCB, que permite ao último dos Aventadores “puros” ir de 100 km/h à completa imobilização em 30 metros.

Para terminar em beleza, as opções de personalização são desafiantes pela quantidade colocada à disposição do cliente, na medida em que às 18 cores de série pelas quais é possível optar juntam-se ainda mais de 300 tonalidades distintas, acessíveis através do Lamborghini Ad Personam, o departamento de customização do construtor italiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR