Milhares de manifestantes protestaram este sábado em várias cidades francesas para denunciar a inação dos poderes públicos face à violência machista num país onde todos os anos 225 mil mulheres sofrem maus-tratos infligidos pelos atuais ou antigos parceiros.

Esta marcha, convocada por associações feministas, antecede o dia internacional da ONU contra a violência sexista sobre as mulheres, que se realiza todos os dias 25 de novembro desde 1999 em homenagem às irmãs dominicanas Mirabal, assassinadas em 1960 por ordem do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

“Ainda não temos dados concretos, mas a mobilização está a aumentar”, disse a deputada ambientalista Sandrine Rousseau, uma das mais ativas vozes feministas daquela câmara, que participou na manifestação de Paris, a mais numerosa.

Rousseau disse que o governo de Emmanuel Macron não realizou qualquer reforma fundamental para proteger as mulheres e “lutar contra o patriarcado”, alertando que a violência contra as mulheres “não se resume às violações”.

Os organizadores do protesto também lembraram que em França há 160 mil menores vítimas de violência sexual em cada ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR