O treinador do Gana não poupou críticas à equipa de arbitragem do encontro desta quinta-feira, nem mesmo a Cristiano Ronaldo. Para Otto Addo, o penálti assinalado a favor de Portugal que deu origem ao primeiro golo foi uma “prenda especial” do árbitro para o capitão da Seleção Nacional. E recorreu à ironia para analisar a situação: “Quando alguém marca em cinco mundiais seguidos, parabéns. Mas isso foi realmente uma prenda. Uma prenda especial do árbitro”. 

“O árbitro assinalou um penálti que não era penálti. Todos vimos isso. Mas porquê é que o fez? Porque era o Ronaldo [que ia marcar] ou alguma coisa semelhante?”, indignou-se o técnico do país africano, que chegou pediu à FIFA para “falar” com Ismail Elfath, o norte-americano que arbitrou o jogo, mas isso acabou por “não ser possível”. “Não houve penálti nenhum, foi uma má decisão. Não sei por que motivo o VAR não interveio. É inacreditável.”

Em conferência de imprensa após o jogo, Otto Addo reconheceu que ficou “muito desapontado” com a derrota frente a Portugal, “especialmente pela situação do penálti”. “Até aí, estávamos a fazer um bom jogo”, constatou, acrescentando que, antes disso, todos os desfechos estavam em aberto. “Depois o jogo ficou um pouco louco.”

Admitindo que Portugal teve vantagem na posse de bola — “sabíamos que eram bons nisso” —, o treinador ganês indicou que a equipa foi “boa a defender”. O golo de Ronaldo tornou tudo mais “complicado”, sublinhou, principalmente no que concerne a reduzir a desvantagem frente a uma “equipa de classe mundial”. Otto Addo salientou, porém, que a seleção foi “corajosa” e até “teve sorte”: “Ficámos perto do 3-3”, lembrou, aludindo à ‘armadilha’ de Iñaki Williams que quase enganou Diogo Costa.

Confrontado com os maus resultados das equipas africanas em competição, Otto Addo comparou-as com as equipas europeias: “Temos cinco, seis equipas, enquanto as europeias têm 13, 14. Não é uma comparação justa”. Até agora, todas as seleções de África ou perderam (caso do Gana, Senegal e Camarões) ou empataram (Tunísia e Marrocos) neste Mundial, sendo que muitas “mereciam ganhar”, de acordo com o treinador ganês. “Mesmo as derrotas podem ser contestadas, como o que aconteceu com o Senegal contra os Países Baixos.”

Para o futuro, o treinador do Gana acredita que a seleção tem “hipótese” de se qualificar para os oitavos de final do Mundial. “Temos uma chance”, disse, expressando que a equipa quer vencer a Coreia do Sul. E, apesar das críticas a Ronaldo, até quer que “Portugal vença o Uruguai”. A razão? Para o país passar em segundo no grupo H.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR