Ainda faltam quase dois anos para que o EQG chegue ao mercado, a versão eléctrica a bateria do conhecido Classe G. Mas este que é um dos modelos mais conceituados do mercado nas versões com motores de combustão, quando em causa está enfrentar as mais difíceis situações em todo-o-terreno, continua a evoluir para se adaptar a um novo tipo de motorização, em que são os electrões que o movimentam. Apesar de estar agendado apenas para o segundo semestre de 2024, a Mercedes fez questão em partilhar o actual estado de evolução do seu jipe mais “durão”, aproveitando mesmo para mostrar uma habilidade: a capacidade de virar como se fosse um tanque, ou seja, girando sobre si próprio.
Sabe-se que o EQG assenta sobre o mesmo tipo de chassi do Classe G, com longarinas e travessas que apenas o Jeep Wrangler ainda utiliza, uma vez que até o mítico Land Rover Defender abandonou esta construção mais robusta para privilegiar o conforto e o comportamento em asfalto, adoptando um chassi monobloco. A estratégia de adaptar chassis de versões com motores de combustão para veículos eléctricos não é uma novidade para a Mercedes, mas o construtor alemão faz questão que o EQG a bateria não fique atrás do Classe G a gasolina e a gasóleo. E até é possível que fique claramente acima, pelo menos em capacidade de manobra.
Donuts-on-demand.@MercedesBenz's upcoming EQG gets four electric motors and a 'G-Turn' function that sees it spin on the spot.
Steering wheel paddles let the driver decide if it turns left or right as the throttle is planted.
First prototype ride for me. Shaken and stirred. pic.twitter.com/GjoUv8XTQ1
— Greg Kable (@GregKable) November 21, 2022
De acordo com o Mercedes Blog, o EQG deverá instalar uma bateria com a capacidade de 100 kWh, que deverá alimentar um pouco mais de 500 cv de que o modelo deverá usufruir na versão mais potente. Contudo, a grande novidade reside no facto de o EQG extrair esta potência não de dois, mas sim de quatro motores, tudo para optimizar a capacidade de tracção em situações mais radicais de todo-o-terreno. Talvez a sua habilidade mais curiosa seja a capacidade de realizar uma manobra de inversão de marcha sobre si próprio, como se estivesse a fazer um pião, como se pode ver no vídeo abaixo.
As vantagens deste tipo de manobra são evidentes, apesar de apenas poderem ser realizadas em piso de terra ou de baixa aderência. O “virar à tanque” não é propriamente uma novidade, tendo sido visto pela primeira vez em SUV ou pick-up pela mão da Rivian. É o tipo de manobra que só é possível caso o veículo usufrua de quatro motores, bem como da capacidade de fazer os de um lado andar para a frente, enquanto os motores do lado contrário andam para trás.