Acompanhe aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, assegurou esta sexta-feira ao presidente da Ucrânia que a União Europeia (UE) está a trabalhar para ajudar o país a “restabelecer e manter” o fornecimento de eletricidade e aquecimento para a população.

“Transmiti ao Presidente Volodimir Zelenski a plena solidariedade da UE com a Ucrânia, que está a sofrer com os bombardeamentos propositados e bárbaros de Putin contra a infraestrutura civil do país”, indicou Ursula von der Leyen, em comunicado, depois de falar com telefone com Zelenski.

A dirigente comunitária condenou “energicamente” estes ataques e afirmou que a Federação Russa “deve prestar contas do que constitui crimes de guerra”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A alemã disse ao presidente ucraniano que o bloco europeu estava a “intensificar” esforços e a trabalhar para “proporcionar a ajuda de emergência que a Ucrânia precisa”, para “restabelecer e manter a eletricidade e o aquecimento para a população civil”.

Von der Leyen recordou que a Comissão está a preparar a entrega à Ucrânia de novos donativos, avançados pelos Estados-membros ou procedentes diretamente da reserva “rescEU” comunitária.

Esta nova ajuda é composta por 200 transformadores de tamanho médio e um grande autotransformador vindos da Lituânia, outro autotransformador de tamanho médio de Letónia, e 40 geradores pesados correspondentes à “rescEU” que estão na Roménia.

“Cada um destes geradores pode proporcionar energia de forma ininterrupta a um hospital de tamanho pequeno ou médio”, disse.

Por outro lado, disse que Bruxelas está em contacto com empresas para obter equipamento de alta tensão com os Estados membros para o transporte dos mesmos para a Ucrânia.