Os restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin com a ‘estrela verde’, que premeia o compromisso com a sustentabilidade ambiental, estão a liderar um exemplo e têm um impacto real na sociedade, considerou o diretor internacional da publicação.

A nível mundial, o Guia Michelin, presente em 40 países, recomenda cerca de 16 mil restaurantes. Destes, cerca de 400 exibem a ‘estrela verde’, que começou a ser atribuída há três anos e o impacto tem sido “surpreendente”, disse, em entrevista à Lusa, Gwendal Poullennec.

Estes restaurantes, salientou, “estão realmente a liderar o caminho para uma abordagem mais sustentável da gastronomia” e a distinção tem contribuído “para a mudança das práticas e iniciativas inovadoras”.

Poullennec destacou que a abordagem do Guia Michelin é positiva: “Dizemos: aqui estão os melhores. Se quiser inspirar-se, veja o que eles fazem bem”.

“Estou realmente impressionado com o impacto. Foi muito além das minhas próprias expectativas. Não mudámos a nossa abordagem, os chefs é que estão a mudar o seu jogo”, destacou.

“Eles estão muito mais empenhados. Estão a mudar a sua mentalidade e estão também a criar consciência, para além da gastronomia”, referiu.

“Será pior comer uma vitela de Lafões ou uma laranja que vem da África do Sul?”. Chef Diogo Rocha conquista estrela verde Michelin

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os inspetores têm em conta, entre outras iniciativas, a redução do desperdício alimentar e do consumo de energia ou o abastecimento de produtos, mas, insistiu, a abordagem é “muito abrangente”.

“Os inspetores anónimos no terreno devem ter uma experiência verdadeiramente sustentável. Isso significa que não é apenas a visão de chef executivo, mas que se estende também a todo o pessoal e aí sabe-se que se está no centro de tudo o que eles fazem. Não é uma iniciativa de marketing. Não se trata apenas de técnicas, mas sim de todo o projeto”, ilustrou.

Portugal detém atualmente três ‘estrelas verdes’, nos restaurantes Mesa de Lemos (Passos de Silgueiros, uma estrela Michelin – novidade), Il Galo d’Oro (Funchal, duas estrelas Michelin) e Esporão (Reguengos de Monsaraz, uma estrela).

Espanha recebeu 13 novas ‘estrelas verdes’ e os dois países totalizam 42 restaurantes com esta distinção.

O Guia Michelin, que procura dar o seu contributo no mundo da gastronomia, quer também fomentar uma maior presença das mulheres nas cozinhas e no serviço de sala, quando elas representam pouco mais de 6% dos chefs de restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin.

“Temos de reconhecer que não temos mulheres suficientes no cargo de chef executiva, apesar do facto de haver cada vez mais mulheres a juntarem-se à indústria”, disse o diretor internacional.

O Guia, salientou, “não estabelece números ou quotas” e, por isso, “não vai comprometer a qualidade das suas classificações”.

“Mas, precisamos de atrair mais talento para se juntarem à indústria, começando por chefs femininas”, salientou.

Uma das formas de o fazer é “colocando um foco de atenção” sobre as mulheres que recebem distinções, afirmou, recordando que este ano dois restaurantes do Reino Unido receberam a classificação máxima de três estrelas Michelin e ambos chefiados por mulheres — Hélène Darroze e Clare Smyth.

“Dizemos: olhem para isto. As chefes de cozinha femininas, como chefs executivas, podem alcançar três estrelas. Podemos colocar um foco de atenção. É onde temos uma voz forte e é onde podemos contribuir para a mudança, porque de certa forma somos um fator de amplificação”.