O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viajou esta quarta-feira para Washignton D.C., nos Estados Unidos, naquela que é a sua primeira deslocação para fora da Ucrânia desde o início da guerra desencadeada pela Rússia.

O chefe de Estado ucraniano foi recebido pelo homólogo norte-americano, Joe Biden, e pela primeira-dama, Jill Biden, na Casa Branca. Nas redes sociais, Volodymyr Zelensky disse que atravessou o Atlântico “para agradecer ao povo norte-americano, ao Presidente, ao Congresso pelo seu tão necessário apoio. E também para continuar a cooperação que deixará [a Ucrânia] mais perto de uma vitória”.

“Vou encetar uma série de negociações para fortalecer as capacidades de resiliência e de defesa das Ucrânia”, indicou o Presidente da Ucrânia, deixando uma promessa: “No próximo ano, vou regressar com a bandeira ucraniana e a liberdade para a nossa terra e para todo o nosso povo”.

Volodymyr Zelensky estará reunido com Joe Biden e os dois líderes participarão numa conferência de imprensa conjunta. Seguidamente, o Presidente ucraniano fará uma intervenção no Congresso norte-americano.

A cidade de Washington preparou-se para receber o Presidente da Ucrânia, tendo sido adotadas várias medidas de segurança “significativas” — foi, inclusivamente, montado um perímetro de segurança em redor da Casa Branca e do Congresso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR