As deliberações que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) publicou para determinar que maternidades se mantêm abertas e quais fecham portas no Natal e no Ano Novo também confirmam o funcionamento em rede nos hospitais de Lisboa, Setúbal e Santarém nos fins de semana do primeiro trimestre de 2023.

O plano vai ser avaliado mensalmente entre janeiro e março, mas pode continuar além do primeiro trimestre de 2023 se o caos nas urgências ficar amenizado.

A partir de 6 de janeiro, entre as 8h de sexta-feira e as 8h de segunda-feira em todas as semanas até ao fim de março, os hospitais vão funcionar em rede — alguns serviços de Urgência em Ginecologia e Obstetrícia vão manter-se em funcionamento pleno para que outros hospitais da mesma rede possam encerrar. Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, estabeleceu cinco núcleos hospitalares que funcionarão dessa maneira.

Como funciona o “penso rápido” que a direção executiva do SNS preparou para o caos nas urgências no Natal e Ano Novo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um engloba as quatro instituições de Lisboa: Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Maternidade Dr. Alfredo da Costa), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital São Francisco Xavier) e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. O segundo núcleo emparelha o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital de Vila Franca de Xira.

Em Setúbal, os hospitais do Centro Hospitalar de Setúbal (Hospital São Bernardo), Hospital do Barreiro-Montijo e o Hospital Garcia de Orta foram agrupados na mesma rede. O quarto núcleo foi estabelecido no distrito de Santarém e envolve três instituições: o Hospital Distrital de Santarém, o Centro Hospitalar Médio Tejo (Hospital de Abrantes) e o Centro Hospitalar do Oeste (Hospital das Caldas da Rainha).

Que maternidades vão fechar no Natal e na Passagem de Ano? A lista de norte a sul do país

Sempre que o serviço de um hospital encerrar, aplicam-se as regras do nível 1 do plano de contingência entre as 8h e as 20h de sexta-feira. Ou seja, não são admitidas novas parturientes, o bloco de partos encerra para o exterior e mantém-se apenas o apoio a parturientes já internadas, cesarianas eletivas, induções do trabalho de parto e episódios de urgência de ginecologia.

Das 20h de sexta-feira até às 8h da segunda-feira seguinte, os hospitais evoluem para o nível 3 do plano de contingência: o bloco de partos e o serviço de urgência de ginecologia/obstetrícia estarão encerrados; e apenas se mantém o apoio aos internamentos e o apoio de emergência ao serviço de urgência geral. Nunca se evolui para o nível 4, que já implica a transferências de todos os utentes internados naquele serviço.

Lisboa

Na rede que envolve os quatro grandes hospitais da capital, assim serão as urgências de Ginecologia e Obstetrícia nos fins de semana até ao fim de março:

Os serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central funcionam sempre de forma normal e ininterrupta.

O serviço do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental alterna o acesso com o serviço do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.

No núcleo de cooperação entre o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital de Vila Franca de Xira, a lógica será a mesma. No fim de semana em que o serviço de urgência em ginecologia e obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo estiver encerrado, o outro deve estar em pleno funcionamento e vice-versa.

Setúbal

No modelo de cooperação entre os três hospitais do distrito de Setúbal, assim serão as urgências de Ginecologia e Obstetrícia nos fins de semana até ao fim de março:

O serviço de urgência em ginecologia e obstetrícia do Hospital Garcia de Orta estará sempre a funcionar normalmente ao fim de semana.

Só os serviços do Centro Hospitalar de Setúbal e do Hospital do Barreiro-Montijo é que vão encerrar alternadamente, fim de semana sim, fim de semana não.

Santarém

Na rede com três hospitais do distrito de Santarém, assim serão as urgências de Ginecologia e Obstetrícia nos fins de semana até ao fim de março:

Num fim de semana, está aberto o serviço do Hospital Distrital de Santarém, mas os restantes apresentam constrangimentos.

No fim de semana seguinte, o sistema inverte-se: o serviço do Hospital de Santarém fecha, mas os serviços do Centro Hospitalar do Oeste e do do Centro Hospitalar Médio Tejo estarão em funcionamento pleno.