Não se sabe porquê nem como é que quatro crânios humanos foram encontrados dentro de um pacote, num aeroporto mexicano, com destino à Carolina do Sul, nos EUA. Até porque para transferir restos mortais é preciso uma autorização específica das autoridades de saúde, o que não aconteceu neste caso.

Mas foi com esse cenário que se depararam as autoridades, recentemente, quando abriram uma caixa de cartão no aeroporto Intercontinental de Queretato, no México, entregue por uma empresa de transporte de encomendas: quatro crânios embrulhados em papel de alumínio, com a dentição ora mais, ora menos preservada. O anúncio foi feito pela própria Guardia Nacional, que publicou as fotografias do achado no Facebook.

Publicação no Facebook da Guardia Nacional

A encomenda tinha como destino Manning, na Carolina do Sul, e foi remetida a partir do Estado mexicano de Michoacán, na costa ocidental, considerada uma das regiões mais violentas do país, escreve a Reuters. Os crânios foram detetados durante o controlo de segurança, quando o pacote passou pelo raio-X — naturalmente, sem passar despercebido.

Na publicação em que anuncia a descoberta, a Guardia Nacional não dá detalhes sobre a idade ou a identidade dos defuntos, nem o motivo para o envio da encomenda. O pouco que se sabe é que a transferência de restos mortais requer uma autorização especial da autoridade de saúde, o que não aconteceu neste caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR