A habitual mensagem de Natal do patriarca de Lisboa deixou de se transmitida na RTP e nunca mais fará parte da programação da estação pública de televisão. Esta época natalícia já não contou com as palavras de D. Manuel Clemente e, segundo o Diário de Notícias, foi o próprio a transmitir essa informação à RTP.

“Já no ano passado o senhor Dom Manuel Clemente tinha dito à administração da RTP que não se sentia à vontade ao falar em nome da Igreja Católica, e que devia ser o presidente da Conferência Episcopal a fazê-lo”, adiantou o gabinete de comunicação do patriarcado.

Este Natal, como conta o mesmo jornal, a equipa da RTP entrou em contacto com D. Manuel Clemente, tendo o cardeal-patriarca de Lisboa dito que não faria a habitual mensagem natalícia. E o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, já tinha preparado uma mensagem em vídeo, que enviou para todas as redações.

Patriarca de Lisboa recebeu denúncia de abusos e reuniu-se com vítima. Mas manteve padre em funções e não comunicou caso à polícia

Esta mensagem do atual bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa foi incluída na grelha noticiosa, à semelhança do que acontece com a mensagem de Natal do papa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR