Nada melhor do que um preço competitivo para democratizar as novas tecnologias. E em Espanha reina grande excitação devido ao MG4, o eléctrico da marca que nasceu britânica antes de ser adquirida pelos chineses, país que fabrica este modelo a bateria e que o exporta para o Velho Continente. O motivo de interesse deve-se sobretudo ao preço competitivo, que era inferior a 20.000€ até Novembro, para aumentar no derradeiro mês de 2022 para 20.480€. Sucede que este preço é inferior ao que promete ser praticado em Portugal em cerca de 12 mil euros, apesar do valor espanhol já incluir ajudas e seguros.
A MG, que durante anos foi a marca desportiva da britânica Rover, foi adquirida pelos chineses quando esta faliu. Desde então, produz veículos com motores de combustão e outros 100% eléctricos, sendo este último precisamente o segmento que mais tem crescido nos últimos meses na generalidade dos países europeus, corrente a que Portugal não é estranho.
A fazer fé na imprensa espanhola, é também entre os veículos eléctricos que a MG parece ser mais competitiva, oferecendo no mercado espanhol o 4 na versão Standard, com a bateria mais pequena e autonomia mais reduzida, por 20.480€. Este valor inclui o incentivo à aquisição de veículos eléctricos previstos no Plan Moves 3 que, em caso de financiamento, prevê ajudas até 5500€ (6000€ com abate), mas também um seguro contra todos os riscos durante um ano.
Em Portugal e de acordo com o site da marca, o mesmo MG4 é proposto por 32.990€, isto é, 12.510€ mais do que o proposto aos condutores espanhóis. É certo que é preciso considerar que o IVA do lado de lá da fronteira é de 21%, menos 2% do que entre nós (o que equivale a cerca de 500€), bem como descontar os 6000€ de ajudas, creditando o seguro durante um ano. Ainda assim, parecem estar em falta cerca de 6000€, que fazem muita diferença no momento de decidir.
Tentámos contactar o representante da MG Motor em Portugal – na prática os chineses da SAIC Motor Portugal – mas sem sucesso. No nosso país, o MG4 é proposto nas mesmas três versões em que está à venda em Espanha, respectivamente a Standard, com um motor com 170 cv, bateria de 51 kWh e uma autonomia de 350 km, a Comfort, com 204 cv, 64 kWh de bateria e 450 km entre recargas e a Luxury, que anuncia 218 cv, 64 kWh de capacidade de acumuladores e 435 km entre carregamentos. Os preços no nosso país são de, respectivamente, 32.990€ para a versão Standard, 37.590€ para a Comfort e 39.590€ para a Luxury. Sendo que estes valores parecem pouco interessantes face à concorrência, ao contrário do que acontece em Espanha.