Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Igor Girkin, ex-agente dos serviços secretos russos e proeminente blogger de guerra, sugeriu que apoiaria uma eventual destituição do Presidente Vladimir Putin.

A informação consta do mais recente relatório do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) sobre a evolução do conflito na Ucrânia. O think tank norte-americano, que monitoriza as declarações dos bloggers de guerra russos ou milbloggers, refere que esta é a “crítica mais direta” que Girkin já deixou ao líder russo, que regra geral tem escapado aos ataques desta comunidade nacionalista online.

“Girkin criticou Putin por nomear e recusar remover líderes militares russos responsáveis pelos fracassos militares desastrosos e frequentes”, aponta o ISW. O ex-agente do FSB referia-se, em particular, à recente nomeação de um novo chefe do Estado Maior das Forças Terrestres Russas. Para o cargo foi apontando o coronel-general Alexander Lapin, alvo de fortes críticas pelo desempenho nas operações militares na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nova mudança na liderança militar russa. Alexander Lapin nomeado chefe das Forças Terrestres

Segundo o ISW, confrontando com a nomeação de Lapin, Girkin “estendeu as suas críticas aos nomeados e conselheiros não militares de Putin, cujas decisões afetaram negativamente o desempenho e o esforço de guerra da Rússia”. O ex-agente russo sugeriu mesmo que Putin tem responsabilidade na matéria, referindo que o Presidente é o “fator comum” ao ter nomeado esses líderes.

Segundo o ISW, o antigo agente secreto moderou as suas críticas lembrando a lealdade implícita ao Kremlin, “suavizando o pedido para Putin abandonar o cargo ao afirmar que é contra uma mudança na liderança presidencial durante a guerra”. Esse cenário, aponta, levaria a uma “‘catástrofe’ civil e militar”.

Os dez meses de guerra têm sido marcados por mudanças radicais na liderança militar russa, que geraram fortes críticas, em particular dos milblogger. Se os críticos têm apontado a culpa aos líderes militares russos e geralmente Putin tem conseguido escapar. Entre a comunidade nacionalista, Girkin, também conhecido pela alcunha Strelkov (“Atirador” em russo) é um dos nomes em destaque.

Os milbloggers russos têm historicamente criticado os líderes militares russos e os oficiais do Ministério da Defesa, ao mesmo tempo em que defendem Putin como um líder eficaz em tempos de guerra”.

O antigo agente do FSB (Serviço Federal de Segurança) é conhecido pelo papel central na anexação russa da Crimeia e por ser organizador de grupos militares na auto-proclamada República Popular de Donetsk, onde chegou a combater e a ser comandante militar. No Ocidente é acusado de ser um dos responsáveis pela queda do avião MH17 da Malaysian Airlines, em 2014.

Avião que em 2014 caiu na Ucrânia foi abatido por um míssil de fabrico russo, conclui tribunal de Haia

As críticas – que Girkin disse esperar que “provoquem mudanças, mesmo que tenham consequências suicidas” – parecem indicar uma crescente frustração com a evolução da guerra e constantes mudanças nas chefias russas.

Esta quarta-feira ficou marcada por uma nova alteração. O Ministério de Defesa russo anunciou que Valery Gerasimov, até agora Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, vai tomar o lugar de Sergei Surovikin enquanto comandante das Forças Armadas russas na “operação militar especial”.

Sergei Surovikin. Quem é “O General Armagedão” que Putin escolheu para comandar a guerra na Ucrânia?

Em outubro, Surovikin foi escolhido para comandar toda a operação russa na Ucrânia, sendo afastado do cargo após pouco mais de três meses. Moscovo justificou a nova mudança com a expansão da escala de tarefas nas operações na Ucrânia e a necessidade de uma maior interação entre os vários ramos das Forças Armadas.