Um alpininista português morreu este domingo de manhã na Serra de Gredos, em Espanha, enquanto escalava o Pico Almançor. Vasco Fernandes, que nas redes sociais também se apresenta como Vasco Beja Neves, tinha 43 anos e era o proprietário de uma box de Crossfit na Rua Morais Sarmento, Benfica, em Lisboa. O alerta foi enviado na manhã de domingo para o Serviço de Emergência de Castela e Leão.

O homem, cuja identidade não foi oficialmente revelada, caiu de uma altura de 100 metros e terá tido morte imediata, tendo sido o óbito declarado no local, diz a agência EFE. Várias homenagens a Vasco Fernandes estão agora a surgir na página “Move On Crossfit Portugal” no Instagram.

O Grupo Especial de Intervenção na Montanha da Guardia Civil de El Barco de Ávila, na província espanhola com o mesmo nome, foi ativado e um helicóptero foi enviado para o local para proceder ao transporte do corpo do alpinista, que terá seguido para o Instituto de Medicina Legal de Ávila, segundo o La Vanguardia, o mesmo jornal que adianta que a vítima tinha 43 anos.

O Pico de Almançor, com 2.592 metros, é o cume mais alto da Serra de Gredos e de todo o Sistema Central, a cordilheira de cerca de 700 quilómetros que vai desde a Serra da Estrela, em Portugal, à Serra de Guadarrama, em Espanha.

Notícia atualizada às 12h de segunda-feira com informações sobre a identidade do português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR