Enzo Fernández foi o protagonista do mercado de inverno: a maior contratação da história da Premier League, o argentino mais caro de sempre, o médio mais valioso do futebol mundial. O agora ex-jogador do Benfica tornou-se dono e senhor dos recordes que foram quebrados em janeiro. Mas só porque a transferência que poderia levar Alessia Russo ao topo do futebol feminino acabou por cair.

De acordo com o The Guardian, o Manchester United rejeitou uma proposta pela internacional inglesa que seria a maior transferência da história do futebol feminino: 500 mil libras, algo como 565 mil euros, um valor nunca visto. Os gunners, que nos últimos meses perderam Beth Mead e Miedema para lesões graves e prolongadas, fizeram uma abordagem inicial que foi rejeitada pelos red devils. Já esta terça-feira, no último dia de mercado, subiram até números históricos. E o Manchester United voltou a recusar negociar.

400 mil euros para a história: Keira Walsh vai tornar-se a jogadora mais cara de sempre

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A maior transferência de sempre no futebol feminino, porém, é um assunto polémico. Em 2020, o Chelsea pagou 350 mil euros ao Wolfsburgo por Pernille Harder, tornando a avançada dinamarquesa a jogadora mais valiosa desde que há memória. Em setembro do ano passado, na sequência do Europeu conquistado por Inglaterra em Wembley, o título parecia ter mudado de mãos. Mas, e como se soube depois, a ida de Keira Walsh do Manchester City para o Barcelona poderá não ter custado aquilo que se pensou inicialmente.

Na altura, depois de rejeitar várias abordagens ao longo do mercado de verão, o Manchester City aceitou a proposta do Barcelona e mostrou-se disponível para deixar sair a média inglesa por cerca de 400 mil euros. Ou seja, por um valor superior ao que o Chelsea tinha dado por Pernille Harder dois anos antes. Contudo, e numa entrevista ao jornal Mundo Deportivo, o diretor-geral do futebol feminino do Barcelona acabou por garantir que o clube pagou menos de 350 mil euros por Walsh — ainda que não tenha indicado o valor certo.

Pernille custou 350 mil euros e foi a mais cara de sempre. Como Inglaterra (e o Chelsea) se está a tornar a capital do futebol feminino

“Nem sei se posso dizer que foi a maior contratação da história do Barcelona. Portanto, também não será a maior da história do futebol feminino. Ficámos abaixo dos 350 mil euros que se pagaram por Pernille Harder”, disse, na altura, Markel Zubizarreta. Seja como for, se tivesse deixado o Manchester United para rumar ao Arsenal, Alessia Russo seria mesmo a jogadora mais valiosa de sempre. A avançada de 23 anos, que já passou pelo Chelsea e pelo Brighton, está nos red devils desde 2020 e foi um elemento crucial da equipa de Sarina Wiegman que conquistou o último Europeu.