Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia
A Ucrânia detetou esta terça-feira no seu território vários balões de reconhecimento com refletores, controlados pela Rússia, avançou o porta-voz da Força Aérea, Yurii Ihnat. O responsável ucraniano garantiu, no entanto, que a situação está para já controlada. “Os aviões de combate estão constantemente ao serviço no espaço aéreo ucraniano. A situação está sob controlo”, garantiu em declarações ao jornal Ukrainska Pravda.
Segundo o porta-voz, a Rússia lança estes objetos no espaço aéreos ucraniano para conduzir operações de reconhecimento ou distrair a Força Aérea com alvos falsos. Os radares detetam e observam estes equipamentos enquanto se movem pelo território nacional a uma velocidade reduzida, apontou.
Questionado sobre a possibilidade de um destes balões ter passado para o espaço aéreo da Moldávia, que esteve fechado durante várias horas esta terça-feira, Ihnat disse não ter informações sobre o assunto. Aponta que, em teoria, essa é uma possibilidade, uma vez que os equipamentos estão dependentes da força e direção do vento e podem ter viajado para o espaço aéreo vizinho.
Esta terça-feira a Moldávia fechou entre as 11h24 e 14h47 (9h24 e 12h47 em Lisboa) o seu espaço aéreo, justificando o encerramento temporário com a necessidade de “assegurar a segurança da aviação civil”.
O caso acontece numa altura em que a Presidente moldava, Maia Sandu, avisou que o país pode vir a ser um dos próximos alvos da Rússia. Segundo a chefe de Estado, Moscovo está a planear um golpe de Estado, um alerta que já tinha sido feito pelo próprio Presidente ucraniano.
Rússia está a planear um golpe de Estado na Moldávia, diz a Presidente Maia Sandu
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo já reagiu às acuações, acusando Kiev de estar por trás da disseminação de desinformação, com o objetivo de alimentar as tensões entre Moscovo e Chisinau.