A publicidade continua a ser o principal mecanismo de financiamento dos media em Portugal, e apesar de oitenta e sete por cento dos inquiridos num estudo do observatório Iberinfier dizer que tem acesso às notícias através das redes sociais, mais de um quarto dos municípios em Portugal não possui qualquer meio informativo.

Tendo por base 530 questionários válidos no âmbito de um estudo sobre o impacto da desinformação em Portugal, verifica-se que 77,6% da amostra aponta a “fraca qualidade do jornalismo”, nomeadamente os “erros factuais” e a “cobertura simplista”, como o tipo de desinformação que mais identificaram no último mês.

Já 72,1% sublinha o problema dos “factos parcialmente manipulados”, 48,5% destaca as “manchetes que parecem notícias, mas são publicidade”, 29,7% refere o “recurso ao termo “fake news” (por políticos, por exemplo) para desacreditar média que não lhes agradam”, 20,9% menciona as “notícias completamente falsas com objetivos políticos ou comerciais” e 12,9% aponta os ‘artigos de teor humorístico que se assemelham a notícias (sátiras)”.

Entre os inquiridos pelo Iberifier, 71,3% aponta a “política” como sendo a área mais visada na desinformação, enquanto 59,2% destaca a “guerra e os conflitos armados” como o assunto mais frequentemente alvo de “fake news” e 50,8% refere os “temas económicos” como os mais afetados.

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Quando questionados sobre as áreas em que a desinformação mais os preocupa, 84,0% elege a que tem origem no Governo, políticos e partidos e 79,0% refere a que é disseminada pelos comentadores nas redes sociais, enquanto 75,0% menciona a que parte dos jornalistas ou dos media e 72,0% a proveniente de governos ou políticos internacionais.

No que se refere às plataformas de disseminação da falsa informação, 83,8% manifesta apreensão com a difusão feita através das redes sociais (como o Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube), 68,6% aponta a divulgada nos “sites” ou “apps” (aplicações) dos “social media”, 59,9% está preocupado com a desinformação veiculada em motores de busca (como o Google ou Bing) e 53,0% menciona as aplicações de mensagens instantâneas, como o Whatsapp ou o Telegram.

Do inquérito resulta ainda que 72,0% dos inquiridos deixou de confiar num meio de comunicação após ter detetado que este veiculou desinformação ou notícias falsas, 23,8% diz que, na maior parte das vezes, não se pode confiar nas notícias e 77,2% declara que não pode confiar na maior parte da informação das redes sociais.

Já 26,9% dos inquiridos considera que, na maior parte das vezes, os media não são confiáveis, 26,8% afirma o mesmo relativamente aos jornalistas e 55,9% diz que as notícias constantes dos motores de busca não são, na sua grande parte, fidedignas.

Relativamente às fontes em que mais confiam para obter informação ou saber mais sobre um tema, 78,7% escolhe os cientistas e 56,2% os jornalistas, seguidos dos médicos (39,6%), dos ativistas (14,7%) e dos comentadores (11,9%).

Quanto aos meios de comunicação aos quais mais recorrem para obter informação, 67,6% dos inquiridos refere a SIC Notícias, 61,6% o jornal Público, 61,3% a RTP1 e 53,1% o jornal Expresso. Segue-se a CNN Portugal (45,8%), a RTP 3 (41,4%), a SIC (40,8%), o Observador (39,1%) e a rádio TSF (34,0%).

Promovido pela Comissão Europeia e associado ao Observatório Europeu de Media Digitais (EDMO), o Iberifier é um observatório de media digitais em Portugal e Espanha cujo objetivo é o combate à desinformação.

O projeto é coordenado pela Universidade de Navarra, Espanha, mas tem como principal parceiro o ISCTE  Instituto Universitário de Lisboa. No total, integra 12 universidades, cinco organizações de verificação e agências de notícias (entre as quais a agência Lusa) e seis centros de investigação multidisciplinares.

Publicidade é principal fonte de financiamento dos media em Portugal

O levantamento efetuado em 2022 pelo Observatório Ibérico de Media Digitais (Iberifier  Iberian Media Research & Fact-Checking)  que, em Portugal, conta com investigadores do Observatório da Comunicação (OberCom) e do Centro de Investigação em Estudos de Sociologia (CIES–ISCTE) , o “branded content” (criação de conteúdo diretamente relacionado com uma marca) integra a estratégia de financiamento de 19% dos media, seguido dos subsídios (15%), do “e-commerce” (9%), da consultoria (6%) e dos donativos (5%).

O relatório revela ainda que publicidade continua a ser o principal mecanismo de financiamento dos media em Portugal, tendo sido identificado em 69% dos meios, seguido das subscrições, com 28%.

No que se refere às plataformas sociais mais utilizadas pelos meios de comunicação, destaca-se o Facebook, com 88%, e o Instagram, com 49%. Já o “podcast” está presente em 14% dos meios, enquanto o recurso ao Tik Tok é mais discreto, com apenas 1%.

Estes e outros resultados do mapeamento dos media em Portugal podem ser consultado a partir desta quarta-feira numa plataforma criada para esse efeito pelo Iberifier, que identificou e caracterizou os meios de comunicação existentes no país.

Mais de 1/4 dos municípios em Portugal sem qualquer meio informativo

O estudo mostra também que Lisboa é o distrito que concentra o maior número de media, num total de 482, seguindo-se o Porto, com 132, e Braga, com 97.

Assim, do total de 1.229 meios de comunicação em Portugal, 27% tem sede na zona da capital, enquanto mais de um quarto (27%) dos municípios não possuem qualquer meio informativo, 25% (77 municípios) tem apenas um meio e 49% (153 municípios) tem até três meios.

Proporcionalmente ao número de habitantes, Setúbal é o distrito com menor número de meios (22 meios, 0,03 por mil habitantes), seguido de Faro e Viseu (39 e 27 meios, respetivamente, o equivalente a 0,08 por mil habitantes) e de Portalegre (nove meios, 0,09 por mil habitantes).