Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

A polícia de fronteira da Moldávia encontrou, esta quinta-feira, os destroços de mais um míssil na localidade de Larga, no distrito de Briceni, no norte do país e próximo da Ucrânia, projétil que estará relacionado com os ataques russos desta madrugada em território ucraniano.

De acordo com um comunicado do Ministério do Interior, a área foi rapidamente cercada, enquanto membros dos serviços de emergência e da Direção Geral da Polícia se deslocaram para o local, assim como especialistas em desarmamentos de bombas.

Trata-se da quarta vez desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado, que as autoridades moldavas localizaram restos de mísseis em território moldavo perto da fronteira com a Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 25 de janeiro passado, o ministro da Defesa moldavo, Anatolie Nosatii, defendeu que o país necessita de rever a sua estratégia militar e formar alianças para enfrentar os desafios à sua segurança resultantes da campanha militar russa na Ucrânia.

“Os acontecimentos na Ucrânia obrigam-nos a repensar a nossa estratégia e a prepararmo-nos para os desafios de segurança”, afirmou o ministro, lamentando que o exército — estimado em cerca de 6.500 soldados profissionais (mais 2.000 soldados que cumprem o serviço militar obrigatório todos os anos) — tenha recebido “pouca atenção” até agora.

“O nosso status neutro deixou-nos sozinhos, com um sistema de defesa que não se conforma com as realidades modernas”, disse, defendendo a criação de alianças militares sem renunciar à neutralidade consagrada na Constituição.

“Podem ser alianças locais ou regionais. A configuração pode variar. Quanto à [entrada na] NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], a Moldávia não está tecnicamente preparada para esse processo”, admitiu.

Nosatii acrescentou que o principal obstáculo para ingressar na aliança atlântica continua a ser a falta de apoio da maioria dos cidadãos.