Caso a despenalização da morte medicamente assistida fosse submetida a referendo, 61% dos portugueses votariam a favor da eutanásia. Numa sondagem feita pela Aximage para o DN, JN e TSF, 17% dizem que votariam “contra”, enquanto 9% indicavam que não votariam.
Neste universo de inquiridos a favor da eutanásia, destaca-se a presença dos mais jovens. Num patamar de idades entre os 18 e os 34 anos, 70% votaria a favor da despenalização da morte medicamente assistida. Já numa faixa acima dos 65 anos, menos de metade (48%) disseram que votariam a favor.
Presidente envia lei da eutanásia para o Tribunal Constitucional
O Presidente da República vetou uma vez o diploma da eutanásia e pediu por duas vezes a fiscalização preventiva. Quando questionados sobre a possibilidade de Marcelo Rebelo de Sousa promulgar a lei da eutanásia nesta legislatura, 41% dos inquiridos disseram que sim, contra 31% que responderam “não”. Mais de um quarto dos inquiridos (28%) respondeu “não sabe”.
Em janeiro, o Tribunal Constitucional chumbou pela segunda vez o decreto sobre a eutanásia que foi aprovado no Parlamento, entendendo que tinha normas inconstitucionais.
Nova lei da eutanásia declarada inconstitucional. PS, IL e Bloco vão corrigir e apresentar nova lei