O ciclista internacional italiano Antonio Tiberi foi multado em 4 mil euros e suspenso da sua equipa de ciclismo após ter morto a tiro, com recurso a uma pressão de ar, o gato do ministro do Turismo de San Marino.

O atleta da equipa Trek-Segafredo arrisca-se ainda a perder o estatuto de residente, depois de se declarar culpado do crime de crueldade animal, ao disparar sob o animal de estimação do seu vizinho, Federico Pedini Amati. O ministro foi Capitão Regente, nomenclatura atribuída aos Chefes de Estado de San Marino.

“O gato não estava a incomodar ninguém”, contou Federico Amati ao Corriere della Sera e citado pelo The Guardian. “Tinha estado connosco há bastante tempo. A minha filha de três anos Lucia amava-o. Não podes matar um animal de estimação e escapar a isso com uma multa de 4 mil euros.”

O ciclista de 21 anos explicou, segundo o The Telegraph, que a sua intenção era “testar as capacidades da arma“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Admito que estúpida e inconscientemente tentei atingir o gato. Para meu espanto, consegui fazê-lo. Não tinha qualquer intenção de matar o animal. Na verdade, estava convencido que a pressão de ar não seria letal.”

Na rede social Twitter, Antonio Tiberi pediu desculpa a todas as pessoas afetadas pelo sucedido. O ciclista afirmou ainda que, como “todos os pedidos de desculpa são insignificantes sem ação”, irá doar o prémio monetário desta temporada a organizações de bem-estar animal em San Marino. Além disso, vai dedicar tempo para ajudar pessoalmente e de forma voluntária as mesmas organizações, esclareceu.

Também a equipa Trek-Segafredo utilizou o Twitter para partilhar um comunicado em relação ao sucedido, onde afirmou concordar inteiramente com a multa aplicada e onde condenou o ato praticado por Antonio Tiberi, que foi “uma clara violação do código de conduta da equipa”.

Além disso, a Trek-Segafredo “suspendeu imediatamente o Antonio Tiberi por um mínimo de 20 dias sem pagamento“, não marcando presença em pelo menos três provas diferentes. Também o salário correspondente a esses 20 dias será doado a uma organização de proteção animal.