O Banco Central Europeu (BCE) nunca tinha feito uma subida tão rápida das taxas de juro – três pontos percentuais em pouco mais de meio ano – e, por isso, Mário Centeno pede que se tenha “paciência” e se dê tempo para avaliar o impacto das decisões já tomadas. Um aumento de mais meio ponto percentual a 16 de março é praticamente uma certeza mas, depois disso, tudo dependerá dos dados que estiverem nas novas projeções macroeconómicas que o BCE vai divulgar nesse mesmo dia, diz Centeno. Já o economista-chefe do BCE, Philip Lane, antecipa mais subidas dos juros depois de março.

Isto nunca aconteceu, nunca se andou tão rapidamente” na subida dos juros na zona euro. A taxa (dos depósitos) do BCE estava em -0,5% em julho de 2022 e já vai em 2,5%, sendo muito provável que atinja os 3% já na próxima semana. A mensagem transmitida por Mário Centeno, em entrevista ao italiano La Stampa (citada pela Reuters), é que é preciso “olhar com muito cuidado para as previsões que serão feitas em março”, altura em que o staff de macroeconomistas do BCE vai atualizar as estimativas para o crescimento económico e inflação.

Mário Centeno diz que “se me perguntar o que vai acontecer depois de março, penso que é importante que levemos a sério as projeções que vamos receber nos próximos dias”. “Temos de ter alguma paciência para permitir que este aumento de 300 pontos-base [três pontos percentuais] produza um impacto sobre a inflação, porque esse é o nosso principal objetivo“, recomenda o governador do Banco de Portugal.

Este domingo, a presidente do BCE, Christine Lagarde, comentou que a inflação (sobretudo a subjacente, que exclui a energia e os alimentos não-transformados) vai continuar elevada no curto prazo, na zona euro, basicamente confirmando que as taxas de juro vão ter mais um aumento de meio ponto percentual a 16 de março. O que está a gerar debate entre os diferentes membros do Conselho do BCE é o que deve acontecer depois, com o governador do banco central alemão a defender publicamente que o BCE deve continuar a subir os juros depois de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

BCE vai subir juros “de forma significativa” após o aumento de março, avisa governador alemão

Essa perspetiva saiu reforçada esta segunda-feira, num discurso feito pelo influente economista-chefe do BCE, Philip Lane. O irlandês afirmou que as pressões inflacionistas existentes são condicentes com mais subidas das taxas de juro após março.