A missão espacial Artemis 2, que levará uma tripulação de astronautas à Lua pela primeira vez desde 1972, está programada para novembro de 2024, anunciou esta terça-feira a agência norte-americana NASA.
O cronograma é possível graças ao sucesso da missão Artemis 1, que terminou em dezembro, depois de 25 dias no espaço.
Artemis 1, o primeiro passo para reconquistar a Lua e colonizar o espaço
A nave espacial Orion, sem ninguém a bordo para um primeiro voo de teste, orbitou a Lua com sucesso, antes de regressar à Terra.
A análise detalhada desta missão, disse o administrador associado da NASA, Jim Free, em conferência de imprensa, especificando que o primeiro feedback deve permitir que a segunda missão Artemis descole no “final de novembro de 2024”, ou em mais de um ano e meio.
Prevê-se que a NASA anuncie este ano os quatro tripulantes do Artemis 2, que vão dar a volta à Lua, sem pousar, durante uma missão de dez dias, sabendo-se apenas que um canadiano faz parte da tripulação.
Depois, é esperada a missão Artemis 3, que deve pousar astronautas na superfície lunar, estando agendado para 2025.
Ártemis, na mitologia grega, é a irmã gémea de Apolo e uma deusa associada à Lua.
O objetivo da NASA é estabelecer uma presença duradoura na Lua, com a construção de uma base na sua superfície e uma estação espacial em órbita ao redor.
Aprender a viver na Lua deve permitir testar todas as tecnologias necessárias para uma viagem de complexidade ainda maior: a ida e volta de uma tripulação a Marte.