Os imigrantes dos países lusófonos que pretendem regularizar o registo e autorização de residência em Portugal estarão a ser burlados através de e-mails falsos, alegadamente gerados pelo novo Portal CPLP. O aviso surgiu por parte do próprio Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que alertou os imigrantes para a existência do esquema.

Numa publicação na sua página de Twitter, o organismo lembrou que o registo pode ser feito pelas próprias pessoas, e que estas devem ignorar quaisquer e-mails que as peça para partilhar documentos com terceiros.

“Alertamos para a circulação de falsos e-mails, alegadamente gerados pelo Portal CPLP para efeitos de registo e emissão de autorização de residência” pode ler-se na publicação, que instou ainda as potenciais vítimas a não cederem documentos a terceiros não-habilitados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em causa estão os novos regulamentos relativos à imigração de cidadãos de países da comunidade lusófona com processos pendentes no SEF, que desde segunda-feira podem obter uma autorização de residência de forma automática através do Portal CPLP.

Deste modo, os cidadãos da CPLP que pretendam vir para Portugal já não necessitam de estabelecer qualquer contacto com o SEF, tendo apenas que se deslocar às representações consulares portuguesas nos países de origem para obter o visto para Portugal.

A nova plataforma para obtenção de autorização de residência em Portugal para os cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no âmbito do acordo de mobilidade entre os Estados-membros da organização foi apresentada na passada sexta-feira pelo SEF. Até às 18h00 de segunda-feira, mais de 9.700 imigrantes lusófonos em Portugal tinham pedido autorização de residência através do novo portal automático.

Mais de 9.700 imigrantes lusófonos pediram autorização de residência em novo portal

A autorização de residência para os imigrantes da CPLP passou a ter um custo de 15 euros, com a disponibilização deste documento em modelo eletrónico a demorar “em regra 72 horas”, segundo o diretor nacional do SEF, Fernando Silva.

O responsável avançou avançou que, numa segunda fase, este processo será alargado aos cidadãos da CPLP que se encontrem em Portugal e que não tenham ainda efetuado pedido de autorização de residência junto do SEF ou o tenham feito após janeiro de 2023.

O diretor do SEF disse também que, num futuro próximo, o Portal CPLP para obtenção de autorizações de residência vai estar apenas disponível no sítio ePortugal.gov.

Além dos imigrantes da CPLP com processos pendentes no SEF até dezembro de 2022, também podem obter uma autorização de residência de forma “totalmente automática e online” os cidadãos com vistos CPLP emitidos pelos consulados portugueses após 31 de outubro de 2022.