O EV6 foi o primeiro dos eléctricos da Kia a chegar ao mercado concebido sobre uma plataforma específica para veículos alimentados exclusivamente por bateria, mas o construtor está apostado em alargar esta solução tão rapidamente quanto possível. Daí que uma semana depois de revelar o novo topo de gama EV9, um SUV de linhas angulosas, três filas de bancos e sete lugares, a Kia mostrou o seu irmão mais novo, o EV5.

As primeiras fotos do EV5, ainda um concept, foram reveladas durante o que a marca denomina Kia Chinese EV Day, tornando evidente a importância que o mercado chinês tem para o fabricante sul-coreano. O EV5 recorre a uma solução estética próxima da exibida pelo EV9, ainda que com diferenças suficientes para ser fácil de distinguir tanto de frente como na traseira, com a lateral a mostrar um SUV obviamente mais curto.

O mais caro dos Kia é eléctrico e tem sete lugares

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De momento, o EV5 ainda integra uma série de soluções que apenas são viáveis em concepts, mas que depois desaparecem quando o modelo passa à versão definitiva e entra em produção em série. Mas isso não impede a Kia de prever lançar o EV5 ainda em 2023 no mercado chinês, com os planos para os restantes mercados a não terem ainda sido anunciados. No entanto, seria impensável a Kia não aproveitar todo o desenvolvimento realizado neste EV5 para propor um SUV 100% a bateria com dimensões próximas de um Sportage.

4 fotos

A plataforma do EV5 será a E-GMP do Hyundai Motor Group, idêntica à do EV6 e do Hyundai Ioniq 5, sem que o construtor tenha revelado se vai usufruir do sistema a 800V, um ou dois motores, bem como a capacidade da bateria. Mas o vice-presidente para o design global da Kia, Karim Habib, afirmou estar absolutamente tranquilo em relação à aceitação que as linhas gerais do modelo vão granjear junto dos potenciais clientes.