Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, alertou esta terça-feira para a possibilidade de uma “colisão nuclear” entre Moscovo e o Ocidente.

Segundo a agência de notícias Interfax, citada pela Sky News, Shoigu avisou que “cada vez menos passos” separam Moscovo e o Ocidente de um eventual incidente. O ministro reagia aos relatos de que o Reino Unido deverá enviar munições de urânio empobrecido para a Ucrânia.

Naturalmente, a Rússia tem algo para responder a isto”, disse aos jornalistas quando questionado sobre o envio destas munições.

Esta terça-feira a ministra de Estado da Defesa britânica, Annabel Goldie, revelou que algumas das munições dos tanques Challenger-2 que o Reino Unido vai enviar para a Ucrânia contêm urânio empobrecido. A responsável indicou, segundo a Reuters, que estas munições são altamente eficazes para atingir tanques de batalha modernos e veículos de combate.

Também o Presidente russo, Vladimir Putin, reagiu às notícias, garantindo que haverá uma resposta apropriada. “Devo dizer que, se isso acontecer realmente, a Rússia terá de agir. O ocidente no seu conjunto já está a começar a usar armas com componentes nucleares”, afirmou durante uma conferência de imprensa ao lado do homólogo chinês, Xi Jinping.

O Ministério da Defesa do Reino Unido já deixou uma resposta, acusando o chefe de Estado russo de tentar “desinformar deliberadamente” o público sobre este tipo de munições.”O exército britânico usa urânio empobrecido nas suas munições há décadas. É um componente padrão e não tem nada a ver com armas ou capacidades nucleares”, referiu um porta-voz do governo britânico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR