Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O Presidente da Ucrânia fez esta quarta-feira uma viagem à região de Donetsk e visitou a frente de batalha em Bakhmut, onde falou com os militares e condecorou os defensores da cidade. Esta deslocação incluiu também a passagem por um hospital onde contactou distinguiu feridos da guerra.

Com os militares de Bakhmut, Zelensky ouviu relatos da situação na frente de batalha, agradeceu aos defensores da cidade e atribuiu condecorações. “Estou honrado por estar aqui hoje, na zona este do nosso país, no Donbas, e por condecorar os nossos heróis, para vos agradecer, para vos apertar a mão”, disse Zelensky citado no site da presidência da Ucrânia. “Obrigada por protegerem o Estado, a soberania, o este da Ucrânia.”

O Presidente levou consigo condecorações para os soldados, entre elas a Ordem “Estrela de Ouro” para atribuir ao capitão Illia Vergun. Este artilheiro foi homenageado com o título de Herói da Ucrânia pelo serviço prestado contra a ofensiva russa desde 24 de fevereiro. As unidades sob a sua liderança terão destruído um elevado número de veículos inimigos, explica o site da presidência da Ucrânia.

O chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Andryi Yermak, esteve com ele nesta viagem e afirmou numa publicação no Twitter que a visita aconteceu esta quarta-feira. Além de partilhar imagens, escreveu ainda que foi “uma grande honra” estar ao lado de “guerreiros heróicos”. A antiga porta-voz de Zelensky, Iuliia Mendel, publicou um vídeo desta visita na sua conta de Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Volodymyr Zelensky visitou também um hospital na região de Donetsk para feridos de guerra, entre os quais os soldados que estão a lutar por Bkhmut. O chefe de Estado ucraniano falou com os militares e atribuiu condecorações, nomeadamente, a Ordem “Pela Coragem” do III Grau e medalhas “Por Serviço Militar pela Ucrânia”. Os profissionais de saúde, representantes das Forças de Saúde das Forças Armadas da Ucrânia, também foram distinguidos. Nestes casos com a Ordem de Bohdan Khmelnytskyi  de III Grau, com a Ordem princesa Olha de III Grau e com a Ordem Danylo Halytsky.

“Gostava de agradecer o vosso profissionalismo e trabalho. Até à vitória é necessário salvar as vidas das muitas pessoas que estão a defender o nosso país”, disse Zelensky, citado no site da presidência. “Desejo-vos saúde e estou grato que estejam a devolver saúde aos rapazes e raparigas que estão na frente.”

Desta viagem a Donetsk fica ainda o registo da passagem de Zelensky por um posto de abastecimento. O Presidente terá parado para uma bebida e foi fotografado com equipa do posto, uma imagem que a rede de estabelecimentos pôs a circular no Twitter.

Depois da visita a Bakhmut, o líder ucraniano também passou pela cidade de Kharkiv. Por lá entregou ao presidente da câmara, Ihor Terekhov, o prémio honorário de “Cidade Heroína”.

“Obrigada a cada um de vocês pelas vitórias que trazem todos os dias, pela independência que garantem e a soberania que defendem”, escreveu numa publicação nas redes sociais após a visita.

Em Kharkiv, Zelensky também esteve a visitar os combatentes ucranianos em reabilitação num centro médico, desejando a todos uma “rápida recuperação”.