Um pastor protestante em Estrasburgo recebeu ameaças de morte depois de um espetáculo que envolveu danças do varão ter sido realizado na sua igreja.

A polícia foi alertada sobre duas cartas anónimas enviadas a Daniel Boessenbacher, pastor da igreja protestante de Saint-Guillaume. “Não há dúvida, isto é por causa de um espetáculo que envolveu o Stabat Mater e dança de varão“, afirmou o pastor.

Na semana passada, segundo a AFP, uma associação de de artes performativas e música barroca intitulada “Paixões Entrelaçadas” (em francês, no original, “Passions Croisées”) alugou a igreja para a realização de dois espetáculos. Estes contariam com Giovanni Battista Pergolesi a cantar a prece Stabat Mater, acompanhado de várias danças, incluindo dança no varão. Os mil bilhetes vendidos para a atuação esgotaram rapidamente.

GettyImages-1147759018

Igreja Protestante de Saint-Guillaume, em Estrasburgo

Universal Images Group via Getty

O jornal Dernières Nouvelles d’Alsace escreveu que o espetáculo de dança no varão realizado pelo ginasta Vincent Grobelny tinha sido “cheio de qualidade, atlético, gracioso, impertinente e, diriam alguns, sexy“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das cartas recebidas por Daniel Boessenbacher afirmava que “os membros da paróquia deviam ser decapitados“, ao mesmo tempo que dizia: “Isto não é uma igreja, é um cabaré“. Já a outra carta recebida dizia que a cabeça do pastor “precisa de ser cortada porque entregou as chaves de uma igreja sagradas a uma serpente dançarina”. O pastor encontrou ainda panfletos do programa da igreja com as expressões “vais morrer” e “vais para o inferno” escritas.

Estamos habituados a receber diversas reações, mas não a receber ameaças de morte”, disse Daniel Boessenbacher.

Duas outras atuações de ópera e dança no varão estão agendadas na igreja protestante de Saint-Guillaume para os dias 31 de maio e 1 de junho.